Aeroporto de Puerto Iguazú ganha novo sistema de observação meteorológica

Equipamento instalado no aeroporto de Puerto Iguazú. Imagem: Divulgação / EANA

Com a chegada do equipamento, a expectativa é diminuir situações como cancelamentos e desvios em razão do mau tempo.

Já está em operação no Aeroporto Internacional Cataratas, em Puerto Iguazú, o novo Sistema Automático de Observação Meteorológica (AWOS, na sigla em inglês), instalado pela Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA). O equipamento melhora a previsibilidade das operações e reduz situações como cancelamentos e desvios de rotas.

Além de Iguazú, o aeroporto de Bahía Blanca também foi contemplado com o investimento. De acordo com a empresa, “essa tecnologia de última geração transmite de maneira automática dados de alta precisão das condições meteorológicas do momento” e permitirá “manter a operação mesmo com menor visibilidade que a necessária até agora”.

O sistema coleta referências como altura da base das nuvens, nível de precipitação, direção e velocidade do vento, temperatura e pressão atmosférica. “Esse conjunto de dados, precisos e instantâneos, otimiza a tomada de decisões e a segurança operacional dos serviços de navegação e das empresas que operam nos aeroportos”, descreve a EANA.

O aeroporto de Puerto Iguazú passou, recentemente, por melhorias como reforma da pista e ampliação das áreas de embarque e desembarque de passageiros. Entre 15 de junho e 15 de setembro, o terminal deve receber voos extras, desviados de Posadas, em razão do fechamento do aeroporto da capital de Misiones para obras de modernização.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

-->