Pista do Aeroporto Internacional de Puerto Iguazú. Imagem: Aeropuertos Argentina 2000.

Aeroporto de Puerto Iguazú pode voltar a receber estrangeiros

Ainda não há data definida, mas o Aeroporto Internacional de Puerto Iguazú poderá estar na primeira leva de terminais aéreos argentinos autorizados para desembarque de estrangeiros nas províncias do interior do país. Atualmente, apenas três aeroportos e um porto, todos eles na região de Buenos Aires, permitem a entrada de pessoas que não tenham a nacionalidade argentina, para finalidades como reunificação familiar.

A possibilidade aparece em matéria do jornal El Territorio, que cita fontes do governo federal argentino e da província de Misiones. Neste sábado (14), o presidente Alberto Fernández e o ministro do Turismo, Matías Lammens, estarão em Puerto Iguazú para o lançamento da nova fase do programa PreViaje (“Pré-Viagem”), que visa a incentivar a compra antecipada de pacotes, passagens e estadas pelos cidadãos do país.

De acordo com o jornal, na última segunda-feira (9), durante reunião do Conselho Federal de Saúde (Cofesa), houve apoio à proposta de que aeroportos do interior argentino possam voltar a receber voos internacionais, com a adoção de protocolos rígidos para o controle sanitário dos viajantes. A expectativa é que o sistema esteja pronto para testes a partir de setembro e aplicação no último trimestre do ano.

Um dos aeroportos mais cotados é o de Puerto Iguazú, para possibilitar a retomada do turismo internacional na cidade que abriga o lado argentino das Cataratas do Iguaçu. As regras atuais, que ainda proíbem a entrada de estrangeiros para viagens de lazer, têm validade até 1º de outubro, ocasião em que o governo avalia remover parte das restrições, a depender de fatores como o avanço da vacinação contra o novo coronavírus.

A matéria do jornal El Territorio menciona que o protocolo para autorizar o retorno dos voos internacionais deve envolver pontos como exames obrigatórios no momento do desembarque dos viajantes, com resultado obtido no próprio local; sequenciamento dos casos positivos, para verificação do tipo de variante do vírus; isolamento dos passageiros infectados; e monitoramento de viajantes e funcionários.

Ponte Tancredo Neves

A prioridade mais imediata para o turismo e o comércio de Puerto Iguazú, no entanto, é a reabertura da Ponte Tancredo Neves, fronteira com Foz do Iguaçu. Nesta semana, o governador da província de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, antecipou que um plano piloto para a retomada da circulação fronteiriça pode ser aplicado até o final de setembro, para adoção definitiva a partir de outubro.

Entre as regras em análise para permitir a volta da passagem de turistas e moradores da fronteira estão: o estabelecimento de horários para entrada e saída do território argentino; a exigência de comprovante de vacinação com pelo menos uma dose recebida; e a apresentação de exame do tipo RT-PCR, com resultado negativo, feito no máximo 48 horas antes do momento da travessia.

Neste sábado, a visita do presidente Alberto Fernández será aproveitada pelo governador e por representantes do turismo para pleitear a urgência da retomada da economia local, dependente da circulação fronteiriça. Entre os argumentos, o fato de que mais de 90% dos trabalhadores do setor turístico estão imunizados em Puerto Iguazú e que percentual semelhante da população adulta de Foz já recebeu pelo menos uma dose da vacina.

O assunto também gera debates no âmbito do Legislativo, com uma deputada da província de Misiones, Cristina Brítez, tendo encaminhado ao governo argentino pedido para que haja prioridade na criação de um protocolo que permita reabrir a Ponte Tancredo Neves de forma segura. As atuais proibições estão em vigor desde março de 2020, com exceções para transporte de cargas ou situações de caráter humanitário.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 121 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.