Argentina reabre ao turismo internacional na segunda-feira. O que muda?

Turistas vão voltar à Argentina, depois de um ano e oito meses. Foto Agência Télam

Quando se trata da burocracia argentina, eis uma resposta difícil. Sobre o PCR, por exemplo.

Parece que isso é fato: a partir da próxima segunda-feira, 1º de novembro, oito aeroportos, cinco fronteiras terrestres (incluindo Puerto Iguazú-Foz do Iguaçu) e dois terminais portuários da Argentina estarão abertos ao acesso de turistas.

De acordo com a agência de notícias Télam, do governo argentino, a ministra de Saúde, Carla Vizzotti, anunciou que quem estiver totalmente imunizado contra a covid-19 será dispensado do teste de antígeno pra entrar no país.

No entanto, o Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur) divulgou que as condições de entrada dos turistas incluem o esquema de vacinação completo, com a última dose pelo menos 14 dias antes, e PCR negativo 72 horas antes da chegada.

No caso de Puerto Iguazú, estava sendo exigido até agora um ou outro: o PCR negativo, que o visitante poderia trazer do Brasil, por exemplo, ou o teste de antígeno, feito ali mesmo na Aduana. Na prática, não se exigia o PCR. E pelo teste de antígeno o brasileiro não paga nada.

Os dois testes são para detectar a presença do vírus, mas o de antígeno é mais rápido (e menos eficiente).

O decreto ou portaria com as novas medidas que vão vigorar a partir de segunda-feira será publicado provavelmente ainda neste sábado ou no domingo. Aí vai se saber de fato o que precisará pra entrar no país vizinho.

Até este domingo, ainda vigoram quotas para ingresso na Argentina: 1.600 pessoas por dia podem atravessar a fronteira. Já na segunda-feira, não haverá limites, se a portaria sair a tempo.

As maiores mudanças, para os moradores de Foz do Iguaçu, serão a liberação do teste de antígeno e o fim da quota. Com certeza, Puerto Iguazú vai “inchar” com iguaçuenses em busca de gasolina pela metade do preço e produtos também bem mais em conta, devido ao peso desvalorizado frente ao real).

Mas é melhor esperar o que estará previsto na portaria.

CORREDORES SEGUROS

As fronteiras terrestres liberadas para acesso de estrangeiros serão a ponte Tancredo Neves (Puerto Iguazú-Foz); a ponte San Roque Gonzáles de Santa Cruz (Posadas com Encarnación, no Paraguai); a fronteira seca de Bernardo de Irigoyen com Barracão (PR) e Dionísio Cerqueira (SC); a do Cristo Redentor, com o Chile; e a barragem Salto Grande, com o Uruguai.

Já na lista de aeroportos liberados para o acesso de turistas estão os de Ezeiza e San Fernando, na província de Buenos Aires; o aeroparque da Cidade de Buenos Aires; o aeroporto de Puerto Iguazú; o de El Plumerillo, em Mendoza; o de Ushuaia, em Tierra del Fuego; o da cidade de Córdoba; e o de San Miguel de Tucumán.

ÔNIBUS

Na segunda-feira, também será retomado o transporte coletivo terrestre de acesso à Argentina. Os passageiros devem apresentar comprovante de vacinação completa e teste de PCR. Vale lembrar: se a portaria sair em tempo hábil.

DUTY FREE NÃO REABRE

Sem previsão de reabrir: depende do Brasil. Foto Divulgação

A direção do Duty Free Shop Puerto Iguazú informou que, ao contrário do que havia anunciado, a reabertura do shopping será adiada “por razões alheias à concessionária”.

Segundo o comunicado, o shopping só vai abrir quando “o país irmão Brasil permitir o ingresso de todos os turistas argentinos em seu território, situação que se prevê seria regularizada na data prevista (segunda-feira), mas ainda não foi formalizada”.

Por enquanto, o Brasil permite apenas o tráfego vicinal fronteiriço entre Foz e Puerto Iguazú, consideradas cidades gêmeas. Com a reabertura do turismo internacional na Argentina, deve sair portaria do governo brasileiro autorizando a entrada de argentinos no País.

Mas burocracia é burocracia, tanto lá como cá. Tem seus prazos e regras, nem sempre condizentes com os interesses gerais.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 1160 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.