Doses fazem parte de um lote doado ao Paraguai pelo governo dos Estados Unidos. (Imagem: Ministério da Saúde / Paraguai)

Covid-19: Ciudad del Este terá lote de vacinas da Pfizer

Segunda maior cidade do Paraguai, Ciudad del Este espera receber, neste fim de semana, seu primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech contra o novo coronavírus. Desenvolvido com tecnologia de RNA mensageiro, o imunizante exige condições especiais de manuseio e conservação.

A quantidade de doses ainda não foi confirmada pela 10ª Região Sanitária, que iniciou ontem (8) treinamento com as equipes responsáveis pela vacinação. Além de Ciudad del Este, outros municípios do Alto Paraná, como Hernandarias, devem receber o produto.

A partir de segunda-feira (12), um segundo drive-thru/autovac será habilitado em Ciudad del Este, no quartel militar do bairro San Juan. O primeiro, que vem registrando grande procura, funciona junto ao Parque Linear Manuel Ortiz Guerrero, na Área 1.

Já em Hernandarias, um autovac deve ser instalado na Costanera às margens do Lago de Itaipu. A expectativa é a de que o novo espaço seja inaugurado até o final da próxima semana.

Balanço

Em todo o Alto Paraná, até esta sexta (9), cerca de 70 mil doses de imunizantes contra a covid-19 foram aplicadas em grupos como adultos com 50 anos ou mais, profissionais de saúde, pessoas com fatores de risco e gestantes. Para ter direito, é preciso atender aos critérios de idade/grupo e apresentar documento de cidadania ou residência no país.

Nas últimas 24 horas, o Paraguai como um todo teve 1.463 novos casos e 84 mortes atribuídas ao novo coronavírus. O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social, entretanto, não traz o detalhamento por região.

A última atualização regional, datada de quarta-feira (7), aponta que o Alto Paraná tem um acumulado de 25.365 infectados (dos quais, 1.059 permanecem em fase ativa), com 1.191 falecimentos.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 59 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ