Fronteira terá Encontro Internacional de Poliglotas no sábado (2)

Organizado pelo Instituto Yglota, evento acontecerá no lado argentino, em Puerto Iguazú; programação inclui lançamento de livros.

Apoie! Siga-nos no Google News

O lado argentino da fronteira receberá, no próximo sábado (2), o 2.º Encontro Internacional de Poliglotas, organizado pelo Instituto Yglota – Poliglotismo e Integração. O objetivo é proporcionar a aproximação entre os povos, por meio do conhecimento dos múltiplos idiomas falados pelos moradores da região.

Leia também:
Paraguai usa inteligência artificial para informações turísticas

O evento acontecerá no Panoramic Grand Hotel, de Puerto Iguazú, com abertura prevista para as 8h30. As inscrições podem ser feitas na internet, no endereço oficial https://encontrodepoliglotas.com/.

A mesa de abertura, com a participação de representantes da Argentina, do Brasil e do Paraguai, terá como tema “Como os poliglotas podem contribuir para as suas instituições e a integração da região trinacional?”.



Às 11h30, será lançado o “Relatório Yglota de Etnias e Nacionalidades na Região Trinacional do Iguassu”, que busca responder a perguntas como quantas nacionalidades estão representadas na fronteira entre Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú, Ciudad del Este, Presidente Franco e Hernandarias.

Divulgação oficial do evento
Divulgação oficial do evento

No período da tarde, às 14h, está prevista a segunda mesa-redonda do evento, com o tema “Como os poliglotas podem atender às demandas das instituições trinacionais e desenvolver o poliglotismo e a integração na América do Sul?”.

Às 19h, haverá o lançamento do “Diccionario de Expresiones Comunes Trinacionales”, que reúne termos utilizados por moradores da região. O trabalho será apresentado pelo autor, o argentino Hugo Benjamín López, que fará a palestra de encerramento do evento.

A primeira edição do Encontro Internacional de Poliglotas ocorreu em 2022, em Foz do Iguaçu, no auditório da Fundação Cultural. O Panoramic Grand Hotel, sede da edição 2023, fica na área central de Puerto Iguazú, às margens do Rio Iguaçu.

LEIA TAMBÉM