Inscrições abertas para o 3º Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações

Siga a gente no

Evento será realizado de 21 a 24 de junho com participação presencial ou online.

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) são as organizadores do “3° Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações: Estudos sobre ajuda humanitária e segurança integrada”. O evento será realizado em formato online e também presencial, no auditório da Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR).

A programação contempla palestras como a de Arie Kacowitz, do Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Jerusalém, do General Sergio Luiz Goulart Duarte, do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), do Coronel Alfredo Taranto, Superintendente de Segurança Empresarial da Itaipu Binacional e de Daniele Dionísio, que abordará questões relativas à dinâmica dos ilícitos nas fronteiras, com foco nos ilícitos fluviais, dentre outros nomes que serão confirmados nos próximos dias.

As temáticas que farão parte dos painéis contemplam abordagens como a dinâmica de Ilícitos nas fronteiras, segurança integrada, ilícitos minerais, crimes fazendários/contrabando e descaminho, operações na faixa de fronteira, segurança hídrica e energética, migrações internacionais e segurança das infraestruturas críticas e cibersegurança. A programação parcial e as inscrições estão disponíveis no site do IDESF: www.idesf.org.br. Na página de acesso, o interessado deverá optar se quer participar em formato online ou presencial.

Luciano Stremel Barros, Presidente do IDESF, comenta que, especialmente para aqueles que participarão em formato presencial, é simbólico realizar o evento na cidade de Foz do Iguaçu, maior cidade de fronteira do Brasil e cita a visita técnica que será realizada no último dia do evento. “Está programada uma visita à Itaipu e ao Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF). A presença da Itaipu é muito importante porque é uma das maiores autoridades sobre os temas segurança energética e segurança hídrica”.

Sobre a programação, Tomaz Espósito Neto, Professor da UFGD, destacou que os painelistas trarão experiência de campo e contribuições para os debates. “A participação do Arie Kacowitz, por exemplo, trará visões diferentes e complementares daquilo a que estamos habituados a encontrar na literatura nacional”.

Como representante da ECEME, o Professor Tássio Franchi destacou as visões multidisciplinares que serão proporcionadas no evento. “Vamos abordar temas variados, desde a segurança energética, que é essencial para o funcionamento de cidades e indústrias, passando pela segurança pública realizada por diferentes instituições no modelo interagências, até a segurança de infraestruturas críticas”.

O “3° Simpósio de Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações: Estudos sobre ajuda humanitária e segurança integrada” tem patrocínio da Itaipu Binacional. 

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Assessoria

Este texto é de responsabilidade de assessoria da imprensa institucional e/ou empresarial. Veja mais conteúdo do autor.

-->