Puerto Iguazú abre na segunda, 27, mas só para turistas

Ainda na UTI, Puerto Iguazú volta a respirar, a partir de segunda-feira. Foto Prefeitura de Puerto Iguazú

Entrada de moradores da fronteira está prevista para iniciar nos primeiros dias de outubro, mas protocolos não estão definidos.

Depois de confirmada a reabertura da Ponte Tancredo Neves como corredor turístico, comerciantes de Puerto Iguazú estão trabalhando “contra o relógio” para deixar tudo pronto até segunda-feira, 27, quando está prevista a reabertura da fronteira, noticia o portal El Territorio.

Nesses últimos dias do mês, poderão cruzar a fronteira apenas os turistas brasileiros e os argentinos que pretendem voltar ao país. O trânsito vicinal começa alguns dias mais tarde, em outubro.

O mais importante, para a população de Puerto Iguazú, é que a reativação do turismo já está gerando muitos empregos. Lojas continuam a procurar funcionários, bem como restaurantes e até os locais que vendem suvenires.

Na Feirinha, a agitação é total. Ela é muito procurada por brasileiros, que gostam de comprar ali azeite de oliva, vinhos e embutidos, além de degustar picadas argentinas com cerveja.

Cesar Batista, proprietário de um dos locais da Feirinha, comentou com El Territorio que já foram feitos os trabalhos de pintura e manutenção dos espaços, e que agora é “um momento de euforia”, depois de 17 meses sem receber visitantes.

Falta agora saber, lembrou Cesar, quantas pessoas serão autorizadas a entrar, diariamente, o que ainda não foi definido pelos técnicos de Misiones e do governo nacional. A Feirinha tem 40 lojas.

SÓ TURISTAS

O Centro de Fronteira Mesopotâmia Norte, dirigido por Gustavo Héctor Careaga, lembra que a abertura na segunda-feira, autorizada pelo governo nacional, é só para circulação de turistas na Ponte Tancredo Neves.

É apenas o início de um projeto-piloto, que permite o ingresso de viajantes estrangeiros e argentinos, mas ainda não prevê a circulação de trânsito vicinal fronteiriço. Esse está programado, a princípio, para ouubro. Mas também faltam detalhes e acertos.

O corredor turístico e sanitário entre Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu será efetivado na segunda-feira, dia 27, mas os protocolos estão sob análise.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 1059 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.