Puerto Iguazú terá vacinação gratuita contra a dengue

Província de Misiones é a primeira a promover campanha pública na Argentina; aplicação em Iguazú iniciará na quinta-feira (25).

Apoie! Siga-nos no Google News

Moradores de Puerto Iguazú com idade entre 20 e 40 anos já podem agendar, pela plataforma Alegramed, a vacinação gratuita contra a dengue, cuja primeira etapa de aplicação está marcada para quinta-feira (25).

Leia também:
Aumento dos casos de dengue preocupa na Argentina
Foz do Iguaçu começa mutirão contra a dengue por Três Lagoas

Desenvolvido pela farmacêutica japonesa Takeda, o imunizante é o mesmo à venda nas clínicas particulares no Brasil. No Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, a previsão é de disponibilização a partir de fevereiro, para adolescentes de 10 a 14 anos.

Na Argentina, a província de Misiones é a primeira a promover uma campanha pública de imunização, com doses adquiridas pelo ministério local da Saúde.

Além de Puerto Iguazú, outras cidades fronteiriças com o Brasil e o Paraguai também terão mutirões de imunização, conforme cronograma divulgado abaixo:

Fonte: Ministério da Saúde de Misiones
Fonte: Ministério da Saúde de Misiones

De acordo com o Ministério da Saúde de Misiones, a eficácia após a aplicação da segunda dose (três meses após a primeira) chega a 80,2%. O público de 20 a 40 anos foi escolhido por ser, na Argentina, o de maior volume de hospitalizações pela doença.

Para saber mais sobre a vacinação contra a dengue na Argentina (em espanhol), na página oficial criada pela província de Misiones, clique aqui.

LEIA TAMBÉM