Covid-19: quase 150 mil ainda não tomaram a dose de reforço em Foz

Reforço foi recomendado pelo Ministério da Saúde - Foto: Marcelo Camargo/ABr

Procura pela imunização diminuiu drasticamente depois da aplicação da segunda dose.

A procura pela vacinação contra a covid-19 vem caindo em Foz do Iguaçu. De acordo com dados do Vacinômetro Nacional, menos de cem mil moradores tomaram a dose de reforço (terceira) contra a doença, um déficit de 148.857 em relação a aqueles que tomaram a primeira dose.

Com a flexibilização do uso de máscara e a diminuição do número de casos e mortes relacionadas à doença, houve uma queda considerável do interesse da população pela imunização ao longo da campanha. Na comparação entre aqueles que tomaram a primeira dose (246.327) e os que receberam a segunda (225.531), a diferença já foi de 8,4%.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Em relação à segunda dose e a dose de reforço (DR), o abismo é bem maior: 56,8%, totalizando apenas 97.470 habitantes. Além disso, somente 797 pessoas haviam tomado a dose adicional da vacina até esta quarta-feira (11). Os números de Foz seguem uma tendência estadual e nacional. Segundo informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), pelo menos 4,3 milhões de paranaenses estão com a DR em atraso.

Preocupação com os idosos

Nos dados do Vacinômetro Nacional chama a atenção a baixa procura pela terceira dose por parte dos idosos em Foz, grupo mais suscetível às formas graves da doença. Na faixa etária acima dos 66 anos, 44.793 pessoas tomaram a primeira dose, mas apenas 17.449 estão com o ciclo completo (com pelo menos três doses recebidas), o que corresponde a 38,9% desse público, que sempre tem a sua imunização priorizada e antecipada em relação aos demais.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Vacy Junior - H2FOZ

Vacy Alvaro é repórter e coordenador dos infográficos do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.