#MeiaDasCataratas: Foz do Iguaçu está pronta para receber profissionais e amadores

Prova é considerada uma das mais bonitas do mundo e vai acontecer no dia 20 de março. Foto: Marcos Labanca

Muito mais do que uma experiência esportiva, correr a 13ª Meia Maratona das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), é a oportunidade de participar de uma das provas mais bonitas do planeta, no dia 20 de março, em meio às belezas do Parque Nacional do Iguaçu, patrimônio mundial da Unesco.

A prova tem como pano de fundo a imponência das Cataratas do Iguaçu, o maior conjunto de quedas d’água do mundo. O atrativo é considerado uma das Sete Maravilhas da Natureza, mas é apenas uma das opções do destino, localizado na fronteira trinacional de Brasil, Paraguai e Argentina.

Para aproveitar a variedade de atrativos turísticos, culturais e gastronômicos, a dica aos participantes da Meia Maratona das Cataratas é prolongar a viagem. Isso sem falar do amplo parque hoteleiro da cidade, que oferta boas opções de hospedagem para todos os tipos de gostos e bolsos.

Entre as dicas imperdíveis está a visita ao Marco das Três Fronteiras, local que proporciona uma visão espetacular da fronteira dos três países a partir do encontro dos rios Paraná e Iguaçu. Se for possível, opte por conhecer o atrativo ao entardecer. Além de propiciar um belo pôr do sol, um show especial faz homenagem à cultura de cada um dos países da fronteira trinacional.

Como forma de incentivo, os participantes da 13ª Meia Maratona das Cataratas têm 20% de desconto na loja e no Restaurante Cabeza de Vaca, que está instalado no local. No Parque Nacional do Iguaçu, o desconto também é de 20% em todas as lojas de suvenires e no Restaurante Porto Canoas, que oferece exclusivo cardápio de sabores e temperos típicos da região.
 
Mais que belezas naturais, Foz do Iguaçu também reserva uma das maiores obras de engenharia do mundo: a usina da Itaipu Binacional. Construída por brasileiros e paraguaios, e recordista em produção de energia, a hidrelétrica encanta pelo seu gigantismo (a barragem tem 7.919 metros de extensão e 196 metros de altura máxima) e por ser vanguarda nas questões sociais e ambientais.

Foto: O gigantismo da Itaipu Binacional é uma das opções de passeio. Foto: Divulgação

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.



Três países para conhecer

Antes ou depois da Meia Maratona das Cataratas, a fronteira convida para um tour pela cultura de três povos e países. Foz do Iguaçu está colada às vizinhas Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina. Basta cruzar as duas pontes que ligam geográfica e culturalmente as Três Fronteiras.

O turismo de compras é uma dica preciosa para os nossos “maratonistas” voltarem para casa com alguns itens a mais na bagagem. Ciudad del Este é conhecida como um paraíso dos produtos importados. Lá você encontra uma ampla variedade de produtos, como eletrônicos, roupas, artigos esportivos, bebidas, perfumes, cosméticos e maquiagens. Com mais de 39 anos de presença no mercado, a Casa Nissei, por exemplo, oferece produtos das mais renomadas marcas do mundo, com a distribuição oficial de marcas como Sony, Canon, Nikon, SanDisk e Casio. A cidade paraguaia ainda dispõe de parques ambientais, museus, lagos e uma excelente vida noturna, com bares, restaurantes e baladas.

No outro lado da fronteira com a Argentina, Puerto Iguazú oferece restaurantes requintados. Na tradicional feirinha da cidade, petiscos, porções e pratos tipicamente argentinos são servidos com vinho ou cerveja nacional. O município conta com cassinos que apresentam, além de jogos, diversificada programação à noite.

Para favorecer ainda mais as condições de turismo e compras nas cidades vizinhas, a cota de isenção para produtos importados trazidos pela fronteira está fixada em US$ 500. Pela cotação atual, esse valor corresponde a pouco mais de R$ 2.500.

Meia Maratona das Cataratas

Com duas opções de percurso – 21km e 8km –, a Meia Maratona das Cataratas será realizada no dia 20 de março (domingo), integralmente dentro do Parque Nacional do Iguaçu. As inscrições para esta edição já estão encerradas.

A retirada do kit para os atletas inscritos ocorrerá no Marco das 3 Fronteiras, nos dias 18 ou 19 de março, das 10h às 22h. Todos os corredores precisarão apresentar comprovante de vacinação na hora de retirar o material, conforme decreto do município de Foz do Iguaçu.

Os acompanhantes que quiserem assistir à chegada dos participantes deverão adquirir o ingresso no dia da visita, nos terminais de autoatendimento do Parque Nacional do Iguaçu, localizados no Centro de Visitantes, reservando a vaga no ônibus das 7h30.

A Meia Maratona das Cataratas é uma realização do Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio e Cataratas do Iguaçu S.A. A corrida tem o patrocínio da Nissei – Paraguai, Fundo Iguaçu e Água Mineral Sferriê, e a promoção é da RPC.

13ª Meia Maratona das Cataratas e Desafio 8km das Cataratas

Data: 20 de março de 2022 (domingo)

Local: Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu

Central de Atendimento ao Corredor – WhatsApp +55 (45) 9137-3444 – wa.me/5545991373444

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Assessoria

Este texto é de responsabilidade de assessoria da imprensa institucional e/ou empresarial. Veja mais conteúdo do autor.