Vacina: 4ª dose para quem tem 50 anos ou mais já está liberada em Foz do Iguaçu

Vacinação contra a covid-19 em Foz do Iguaçu. Imagem: Christian Rizzi / AMN

Reforço do imunizante contra a covid-19 está disponível em todas as unidades de saúde, sem necessidade de agendamento.

Se você tem 50 anos ou mais e já tomou, há pelo menos quatro meses, a terceira dose da vacina contra a covid-19, atenção para a boa notícia: desde esta terça-feira (7), a quarta dose (também chamada de “segundo reforço”) está disponível em todas as 29 unidades básicas de saúde em Foz do Iguaçu.

Para receber o imunizante, basta comparecer a qualquer unidade, sem necessidade de agendamento (por precaução, ligue antes para verificar o horário de funcionamento da sala de vacina). Como documentação, tenha em mãos o RG e o número do CPF, para que seus dados sejam consultados e a nova dose registrada no sistema.

Além das pessoas com 50 anos ou mais, o reforço da vacina está liberado para os trabalhadores da área da saúde, conforme boletim distribuído à imprensa pela prefeitura:

Fazem parte do grupo de trabalhadores da Saúde pessoas que atuam em estabelecimentos de assistência, vigilância em saúde, regulação e gestão em saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais do ramo, além de profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde e o pessoal de apoio.

Classificam-se como profissionais de apoio os recepcionistas, seguranças, limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e gestores. A quarta dose também está liberada para cuidadores domiciliares – programas de serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos e doulas/parteiras.

Outro grupo contemplado é o dos “familiares que são diretamente responsáveis pelo cuidado de pacientes gravemente enfermos ou com deficiência permanente, que impossibilite o autocuidado, podem tomar o reforço. Neste caso, a autorização não se estende aos demais membros da família”.

Lembrete importante: além do intervalo mínimo de quatro meses para a terceira dose, é preciso não ter nenhum sintoma gripal ou quadro clínico respiratório para receber a vacina. Já se você teve covid recentemente, “basta ter passado o período de isolamento (sete dias a partir do início dos sintomas) e se apresentar com melhora clínica”, informa a prefeitura.

Dados atualizados até 25 de maio (último registro disponível) apontam que 101.962 unidades da terceira dose foram aplicadas em Foz do Iguaçu, o que indica que menos de 45% das 227.624 pessoas que receberam o esquema completo (primeira e segunda doses) voltaram para o reforço.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

-->