A trajetória de um aventureiro que fez história

O depoimento de Franz Kohlenberger exibido em vídeo no lançamento de “O Homem das Cataratas” foi bastante aplaudido pelo público presente no Centro de Visitantes do Parque Nacional. O livro apresenta a trajetória do austríaco que se tornou um dos nomes mais emblemáticos do Hotel das Cataratas e da história recente do Parque Nacional do Iguaçu.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Douglas Furiatti

O Homem das Cataratas” conta a vida do austríaco Franz Kohlenberger

O depoimento de Franz Kohlenberger exibido em vídeo no lançamento de O Homem das Cataratas” foi bastante aplaudido pelo público presente no Centro de Visitantes do Parque Nacional. O livro apresenta a trajetória do austríaco que se tornou um dos nomes mais emblemáticos do Hotel das Cataratas e da história recente do Parque Nacional do Iguaçu.

Aventureiro por natureza, sua vida é narrada pela filha Analice e seu marido, Ezídio Oro Junior. Os autores da obra contam passagens da infância, adolescência e fase adulta de Franz, que foi criado por parentes na Áustria e veio ao Brasil encontrar a família em 1946. A publicação também é repleta de fotografias mostrando momentos da vida pessoal e profissional do personagem.

É um livro que eu e minhas irmãs decidimos fazer para homenagear nosso pai. Conta as histórias que sempre ouvimos ele contando sobre o que ele, minha mãe e mesmo nós vivemos no Hotel das Cataratas e no Parque Nacional durante muitos anos. Papai sempre falava que não ia contar as histórias porque a gente não prestava atenção. A gente prestava atenção, pai, tanto que o livro está aí”, afirmou Analice.

Segundo Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu, que apoiou a elaboração do livro, não existe futuro sem passado. Temos de valorizar aqueles que ajudaram a construir a história e nos ajudaram a chegar até onde chegamos. Então, seu Franz, o senhor está de parabéns pela belíssima história. Espero que ela nos inspire a continuar trabalhando pelo engrandecimento da nossa querida Foz do Iguaçu”.

O coordenador da obra, Jorge Pegoraro, também destacou a bela história de vida do biografado. Foi fácil viabilizar o livro, porque com cada pessoa que a gente conversava e dizia que o livro era do seu Franz Kohlenberger, todos abriam os braços e diziam que estavam junto. Agradeço aos parceiros, agradeço à família Kohlenberger. Parabéns, seu Franz, por nos proporcionar este momento único de poder compartilhar sua belíssima história de vida.”

Além de Itaipu, o Parque Nacional do Iguaçu, Projeto Memória das Cataratas, Cataratas do Iguaçu S.A., Helisul Táxi Aéreo e Macuco Safari também apoiaram a publicação de O Homem das Cataratas”.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.