Incêndios no Paraguai chamam a atenção da ativista ambiental Greta Thunberg

H2FOZ

A ativista ambiental sueca Greta Thunberg demonstrou preocupação com os incêndios no Paraguai, noticia o jornal ABC Color.

Na tarde desta segunda-feira, 5, Greta reproduziu no Twitter um vídeo com imagens de queimadas de campo e escreveu: “Paraguai anuncia estado de emergência para combater centenas de focos de incêndio, impulsionados por temperaturas recordes”.

O vídeo foi postado por uma paraguaia (@lobelyjbeom) com a informação: “Perdão porque falo de meu país,  mas agora no Paraguai há seca. O rio está a menos de 10 cm, não há chuvas. Uma temperatura de mais de 44 graus, nos estamos incendiando e a fumaça é tóxica. Milhares de animais e hectares estão sendo consumidos pelo fogo”.

A paraguaia já havia feito uma série de postagens com imagens de fogo e do trabalho dos bombeiros para conter as chamas, mas foi o vídeo que chamou a atenção de Greta.

Segundo o ABC Color, a diminuição das temperaturas, no final de semana, ajudou a diminuir o número de incêndios no país e sua intensidade. Mesmo assim, nesta segunda ainda existiam 503 focos, 189 dos quais ocorreram nas últimas horas de domingo e na última madrugada.

O departamento de Presidente Hayes é o mais atingido por incêndios. No Chaco paraguaio, produtores reportam sobre muitos incêndios em pastagens, em grandes hectares de plantações e em mata nativa.

Em grande parte do Paraguai, prejuízos econômicos e ambientais com os focos de incêndio.

As temperaturas altas devem retornar nesta terça-feira, 6, aumentando o risco de surgirem novos focos.

O fogo também consumiu um supermercado, na cidade de Fulgencio Yegros, e destruiu depósitos e numerosas moradias, informa o jornal.

Além de animais silvestres, duas pessoas perderam a viga: um piloto que fazia fumigação em General Delgado e perceu o controle do avião; e um homem que tentava salvar seus animais em General Bruguez e morreu queimado.

Veja o vídeo postado por uma paraguaia e retuitado por Greta:

 

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.