Aos trancos e barrancos, meteorologia confirma friozão nos próximos dias

O direito autoral deste texto é do H2FOZ e não pode ser reproduzido sem permissão.

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

O frio – por enquanto ainda um friozinho – já deu as caras em Foz do Iguaçu hoje, quarta-feira. Mas chega mais firme na quinta-feira, 20, e deita e rola nos dias seguintes. Mas vamos ficar só daqui até sexta-feira, porque além disso quase sempre é chute.

Ali embaixo, estão as previsões de cada serviço que consultamos. Há coisas unânimes, mas outras tão díspares que parecem falar de uma cidade diferente.

Veja, por exemplo, a sexta-feira, 21: para o AccuWeather, dia será de “sol brilhante”; para o Inmet, “nublado com possibilidade de chuva isolada”.

O Inmet e o AccuWeather também não preveem chuva na quinta, ao contrário dos outros três.

Tem ainda a questão da geada, prevista por Climatempo e AccuWeather, para sexta-feira.  Mas só os dois.

Quanto às temperaturas, há muitas variações. Felizmente, com a experiência adquirida ao longo de bom tempo, já somos capazes não de fazer prognósticos, mas de apontar tendências com base nos serviços consultados.

Podemos, então, afirmar, quase sem dúvida: vai esfriar e, provavelmente, também chover na quinta-feira, 20. E vai esfriar ainda mais na sexta, até com possibilidade de geada.

O que dá também pra afirmar, “quase” com segurança, que o frio vai continuar intenso pelo menos até domingo. Depois, volta ao que foi comum neste inverno, com mínimas ali por 13, 14 graus e máximas pra cima de 20 graus.

As previsões

Climatempo: mínima de 7 e máxima de 14 graus, na quinta-feira. Completa para o dia, a previsão é assim: sol com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, tempo firme.

Tempo firme significa queda na temperatura e céu limpo, preparando o cenário para a geada de sexta-feira, quando a mínima será de 4 graus e a máxima de 13.

Simepar: para os meteorologistas desse serviço, cenário de quinta será semelhante ao prognosticado pelo Climatempo. Vai chover e a temperatura mínima será de 8 graus, máxima de 16.

Na sexta-feira, coincide na mínima, de 4 graus, com máxima de 16. Não está prevendo geada, no entanto.

AccuWeather: não chove na quinta-feira, mas a mínima será de apenas 3 graus, com máxima de 16. Sol entre nuvens.

Na sexta-feira, ao contrário das duas previsões anteriores, temperatura será de 4 graus, 1 grau a mais que na quinta. “Sol brilhante”.

Inmet: este serviço vai na linha dos que até agora são maioria, Simepar e Climatempo. Isto é, temperatura em queda de quinta pra sexta. Na quinta, mínima de 8 e máxima de 18 graus, mas só com tempo encoberto, sem chuva.

Na sexta-feira, ao inverso: “nublado com possibilidade de chuva isolada”. Mínima de 5, máxima de 15 graus.

CPTEC/Inpe: este serviço está coerente com Climatempo e Simepar, em relação à chuva – chove na quinta-feira. Mínima será de 11 e máxima de 19 graus.

Na sexta-feira, coincide apenas com o Climatempo. Terá geada. A mínima cai para 6 graus e a máxima não passa de 18.

Ufa! Não é fácil chegar a um consenso, como dissemos acima. Mas, por via das dúvidas, o H2FOZ aconselha: deixe à mão agasalhos e aquecedores.  

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.