Atenção, tem sol à vista. Mas a curto prazo tem mais chuva

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Até agora, a turma unida dos meteorologistas acertou todas. Ia começar a chover na quarta-feira, 12, e a chuva continuaria até o sábado, 15. Falta só confirmar o tempo amanhã, porque nesta sexta choveu e até trovejou nas bandas de Foz do Iguaçu.

Teve até algum serviço meteorológico que garantiu chuva contínua até quarta-feira da semana que vem, sem parar, mas não os da nossa lista.

Os “nossos” meteorologistas não erraram. Quer dizer, falta ver o que vai acontecer no sábado. E, claro, no domingo, quando todos preveem tempo bom, com sol ou apenas parcialmente nublado. Até nas temperaturas eles todos acertaram, até aqui. Frio de manhã, nada exagerado, e esquentando ao longo do dia.

Antes de mais delongas, vejamos o que os senhores do tempo prognosticam para sábado e domingo. Só em relação às temperaturas, porque todos dizem que vai chover no sábado e o domingo será de sol.

Simepar: sábado com mínima de 16 e máxima de 23 graus (epa, máxima de 23 também estava prevista pra esta sexta, mas alguns termômetros marcavam 27); pro domingo, mínima de 13 e máxima de 24 graus. A conferir.

Climatempo: no sábado, mínima de 15 e máxima de 24 graus; no domingo, mínima de 13 e máxima de 22 graus. Note que essas duas previsões, até agora, estão bem semelhantes.

AccuWeather: no sábado, mínima de 14 e máxima de 24 graus; no domingo, mínima de 12 e máxima de 25 graus.

Inmet: o Inmet difere dos demais, até aqui, na mínima pro sábado, 17 graus; na máxima, volta próximo aos demais, com 21 graus. Já no domingo, enturmou-se totalmente: mínima de 12 e máxima de 24 graus.

CPTEC/Inpe: epa, opa. Só agora percebemos. Não é que, ao contrário de tudo o que dissemos, não há unanimidade pro domingo? Este serviço, na última consulta que fizemos (e publicamos aqui) também garantia chuva só até o sábado. Agora, vem com novidade: “chuva pela manhã”, no domingo.

Fica mais uma vez registrada esta discordância, que acabou com nosso sossego. Quanto às temperaturas, empata exatamente com o Inmet na previsão de sábado: mínima de 17 e máxima de 21 graus; e no domingo, agora chuvoso, mínima de 12 e máxima de 24 graus.

E a chuva “a curto prazo”?

É, falta explicar o título deste texto. Tirando fora o Inmet, que não prevê o tempo para mais de dois dias, ficamos então com o que dizem os outros sobre a volta da chuva a Foz do Iguaçu.

Para o Simepar, chove já na terça-feira, 18. O Climatempo vai na mesma linha: “chuva a qualquer hora”. E o AccuWeather acrescenta: “uma tempestade em partes da região”.

Desta vez, não houve unanimidade. O CPTEC/Inpe revê predomínio de sol na terça-feira e “chuvas periódicas apenas na quinta-feira, dia 20.

Esquecemos de algum dia? Ah, sim, a segunda-feira. Pois tem unanimidade: não chove de jeito nenhum. E a temperatura é parecida com a do final de semana. Pode ser que esfrie um pouco mais: o Climatempo diz que a mínima será de 11 graus.

Gostou da previsão? Bom, é o que nossos homens do tempo dizem. O que a gente gosta, mesmo, é daquele verão europeu que vivenciamos por alguns dias, antes da chuva de quarta-feira. Temperatura máxima ali por 27 graus, mínima nos 18, 19.

Mas não dá pra querer isso o ano inteiro, porque o clima já está bagunçado demais sem que a gente imponha nossos gostos pessoais.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.