Depois de um temporal fracote, veja o que diz a meteorologia: vai chover ou não?

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Acertou quem previu temporal na segunda-feira, 9. Mas, pelo menos em Foz do Iguaçu, foi um fiasco: trovõezinhos ao longe, ventos só mais fortes que uma brisa e chuva que apenas serviu pra regar os jardins. Em todo caso, melhor assim do que os excessos previstos.

Mas, pelo menos, continuam os sinais de chuva no ar, segundo os cinco sites de meteorologia que consultamos antes de fazer qualquer postagem sobre previsão do tempo.

Os cinco, com maior ou menor probabilidade, apontam chuva para amanhã, quarta-feira. E quatro deles dizem que há chance de chover ainda nesta terça.

Vamos à unanimidade na previsão para quarta-feira, 11:

Simepar: Probabilidade de ocorrência de chuva é de 48%. Se chover, será fraco, não mais que 2,5 milímetros.

AccuWeather: Probabilidade de 41% de chover, durante o dia, nesta quarta. Há previsão até de “tempestade intensa”, no total de 11,3 milímetros. À noite, a possibilidade de chover aumenta para 55%, no total de 3,4mm.

CPTEC/Inpe: “Possibilidade de pancadas de chuva à tarde”. E nada mais.

Inmet: “Encoberto com chuvisco” pela manhã e à tarde.

Climatempo: “Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora”. Probabilidade de chuva (10 milímetros no dia) é de 90%.

E hoje, ainda chove?

Para o Climatempo, há 90% de chances de chuva, com pancadas à tarde e à noite (10 milímetros, como o previsto para quarta). Pela manhã, já acertou: sol com nevoeiro.

O Simepar vê 0% de possibilidade de chover. Será só tempo nublado. Pelo menos a chuva de segunda-feira já serviu para aumentar a umidade relativa do ar, que segundo o Simepar ficará entre 67% e 98%.

Já o AccuWeather calcula em 42% a possibilidade de chuva, à tarde, e 29% de uma “tempestade intensa” à noite. Se vier a chuva, será pouca, tanto à tarde como à noite.

O prognóstico do CPTEC/Inpe também é de “pancadas de chuva localizadas”, com 80% de probabilidade. Chove de manhã, à tarde e à noite.

E o Inmet, por fim, diz que nos três períodos do dia podem ocorrer “pancadas de chuva e trovoadas isoladas”.

Veja o sol, bem cedinho. Ele conseguiu romper a neblina, mas depois se perdeu nas nuvens. Foto Patrícia Iunovich

E a verdade popular?

Portanto, com exceção do Inmet todos preveem chuvas pra esta terça-feira, 10. Se isso ocorrer, meteorologistas desmentem, oficialmente, o ditado popular, aquele que diz “neblina que baixa, sol que racha”.

Teve uma neblina forte, pela manhã, e até parecia que o sol ia aparecer pra rachar. Apareceu, meio tímido, atrás da neblina. Mas vieram as nuvens e ele ficou a manhã toda quase escondido.

Confirmemos, ainda hoje, se a voz do povo é a voz da sabedoria. Ou se até isso a mudança climática jogou pro rol das fake news…

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.