Foz na rota dos temporais, nesta segunda, 9. Inmet faz alerta para “perigo”

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Depois de tanta secura, um aviso do Instituto Nacional de Meteorologia mostra que o tempo muda radicalmente nesta segunda-feira, 9.

O aviso é de tempestade, com grau de severidade que indica “perigo”. Pode ocorrer em quase todo o Sul do Brasil (a exceção é a “metade” debaixo do Rio Grande do Sul). E Foz do Iguaçu está na rota.

Segundo o Inmet, podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros no dia, com ventos intensos (60 a 100 km por hora) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Não é só o Inmet que prevê a mudança no tempo. A chuva consta também nos sites do Climatempo, Simepar, AccuWeather e CPTEC/Inpe.

O “mapa dos temporais” do Inmet. Quase todo o Sul.

Que vai chover, é praticamente certo. Mas somente o Inmet e o AccuWeather anunciam tempestades.

Todos, também, informam que a probabilidade de mais chuvas nos dias seguintes é alta.

Como hoje Foz viveu nível de alerta devido à baixa umidade do ar, a chuva é bem-vinda. Se vier maneira, sem causar estragos, claro que será o ideal.

De qualquer forma, siga as instruções do Inmet, em caso de temporal:

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O sol surgiu magnífico, no início da manhã deste domingo. Mas, depois, perdeu-se na camada de nuvens. Foto Patrícia Iunovich
error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.