O gato, ainda adolescente, ainda não tinha visto períodos chuvosos em Foz. Está curioso. Foto Patrícia Iunovich

Hoje ainda vem muita chuva (com temporal). Mas como será o final de semana, em Foz?

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Nesta sexta-feira (4) à tarde, previsão é de muita chuva (serão 61,3 milímetros ao longo do dia, segundo o Simepar).

Com possibilidade de temporais (Foz está no mapa de alerta laranja, que inclui grande parte do Sul do Brasil), como avisam o Inmet, o Climatempo e o AccuWeather.

“Pancadas de chuva poderão ser fortes e acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia”, diz o CPTEC/Inpe.

E o AccuWeather fala em “algumas trovoadas intensas”. Leia-se: temporais.

Portanto, pra hoje há unanimidade. Mas, pro final de semana, não há previsão igual a outra.

Cedinho, o sol até apareceu. Mas a manhã toda o tempo alternou entre chuvoso e nublado. Foto Patrícia Iunovich

SÁBADO

Pro Simepar,  o sábado será de tempo nublado, com possibilidade de 0% de chuva. Temperatura mínima de 18, máxima de 28 graus.

Já o AccuWeather diz que o sol aparece, mas podem ocorrer trovoadas. Probabilidade de chuva é de 40%. Mas, se chover, será coisa pouca, 1 milímetro. Mínima de 17, máxima de 29 graus.

O Inmet prevê pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo de todo o sábado. Mínima de 21, máxima de 32 graus.

Para o Climatempo, o sábado será de sol com muitas nuvens durante o dia. Mas haverá períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Mínima de 18 graus, máxima de 24.

E o CPTEC/Inpe também aponta a possibilidade de pancadas de chuva no sábado. A mínima fica em 18 e a máxima em 28 graus.

Todos, portanto, apontam para um dia mais fresco. E, com exceção do Simepar, os demais também consideram que há boa chance de chover.

Um ótimo dia pra ficar em casa, pôr a leitura e as séries em dia, contribuindo pra evitar aglomeração e a propagação do maldito vírus.

DOMINGO

Os serviços de meteorologia estão divididos também em relação a domingo. Simepar, AccuWeather e CPTEC/Inpe não veem chuva à vista. Predomínio de sol, para o CPTEC/Inpe e Simepar, nublado para o AccuWeather.

Inmet e Climatempo, no entanto, têm visão diferente sobre o domingo: “muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada”, diz o primeiro. O Climatempo detalha: “Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica encoberto”.

As temperaturas ficam entre 16 e 30 graus (Simepar); 18 e 29 graus (AccuWeather); 19 e 30 graus (Inmet); 15 e 29 graus (Climatempo); ou entre 17 e 30 graus (CPTEC/Inpe).

Conclusão: há previsões para todos os gostos. Para tentar uma unanimidade, pode-se dizer que há risco maior de chuva no sábado e de tempo bom (mas nublado) no domingo. As temperaturas vão ficar mais baixas que as desta sexta-feira, mas sem nenhum exagero.

Seja como for, final de semana é sempre bom, pra relaxar, curtir e, pra quem gosta, tomar uma cerveja. Mas sempre respeitando os protocolos sanitários, porque 5 mortes num só dia (registro da sexta-feira) é um número alarmante. E novos casos sempre acima de 100 e beirando os 200 não são números pra levar na brincadeira.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 908 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ