Prepare-se: vem mais chuva e, depois, frio de gelar os ossos

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Quem acha que inverno em Foz do Iguaçu é só temperatura mínima de 14, 15 graus não perde por esperar. Vem aí uma onda de frio daquelas pra valer.

“Frio polar”, como dizem os jornais paraguaios. É, porque o frio também vai pegar pesado por lá. Serão os dias mais frios do ano, lá e cá.

Mas quando virá este frio? Calma, que antes do frio vem a chuva. Ela pode começar nesta segunda, ainda, ou na terça. Mas vem. Termina a chuva, quem bate à porta? O frrrio.

Primeiro, a chuva: Climatempo, AccuWeather e Simepar preveem chuva de terça, 18, a quinta, dia 20.

Inmet e CPTEC/Inpe apostam em chuva já nesta segunda-feira, à noite. Depois, cada um difere um pouco do outro. Para o Inmet, chove hoje, na terça e na quarta-feira. Para o CPTEC/Inpe, a chuva vai de hoje até quinta-feira.

Um dia a mais, um dia a menos, o certo é que vai chover. Unanimidade é isso, é no que a gente acredita.

A outra unanimidade é a volta do frio. Há divergência quanto às temperaturas, mas serão baixas já a partir de quarta-feira e despencam na quinta e sexta. Vamos aos serviços, pulando a terça-feira, cuja novidade é só a chuva, mas a temperatura será parecida com a de hoje:

Climatempo: Na quarta, mínima de 11 e máxima de 19 graus; na quinta, mínima baixa para 7 e máxima não passa de 14. Na sexta, com previsão de geada, mínima de 3 e máxima de 13 graus.

AccuWeather: na quarta, mínima de 10 e máxima de 20 graus; na quinta, (veja só) mínima de 4 e máxima de 16 graus. Mas é na sexta que o bicho pega: mínima de 1 grau e máxima de 12.  

Simepar: Na quarta, mínima de 13 e máxima de 21 graus; na quinta, mínima de 7 e máxima de 16 graus; e na sexta, mínima de 3 e máxima de 14 graus.

Inmet: na quarta, mínima de 8 e máxima de 25; na quinta, mínima de 7 e máxima de 17 graus; e na sexta, mínima de 5 e máxima de 15 graus.

CPTEC/Inpe: mínima de 8 e máxima de 16 na quarta-feira; mínima de 2 e máxima de 13, na quinta-feira; e mínima de 2 e máxima de 19 graus, na sexta.

Percebeu? Frio aumenta já na quinta e, na sexta, trinca os ossos. Dia de fazer bafinho ao respirar. Dia de luvas e, se não tiver luvas, de ver as mãos ganharem um tom azul muito estranho.

As temperaturas previstas por “nossos” meteorologistas variam razoavelmente. Mas mostram esta tendência de queda, de volta ao padrão invernal.

E o frio vai prosseguir no final de semana, embora seja arriscada uma previsão do tempo tão distante no tempo (epa, tempo e tempo não foi intencional).

No Paraguai, a Diretoria de Meteorologia alerta os produtores rurais para geadas na quinta e na sexta-feira. Aqui, só o Climatempo tem esta previsão, mas com temperaturas ali próximas do zero, é bem possível que ocorram.

Tudo bem que o cenário nos subúrbios de Foz fica bonito, com geada, mas pisar em gelo não é muito saudável.

Seria bom se o gelo matasse esse tal vírus infernal, mas parece que que o bichinho não liga pra temperaturas frias ou quentes.

Acautelemo-nos, pois.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.