Sinais de chuva no ar, finalmente. Com unanimidade dos serviços de meteorologia

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Já faz tempo que a gente quer noticiar a vinda de chuva. Mas estava difícil. E, mesmo quando tinha previsão, ela não se confirmou.

Mas botemos fé: Simepar, CPTEC/Inpe, Inmet, Climatempo e AccuWeather, de forma unânime, garantem: vai chover em Foz do Iguaçu na sexta-feira, dia 9.

Pouca coisa, só 2 milímetros, segundo o Simepar. Mas, pelo menos, haverá “chuva a qualquer hora”, diz o Climatempo, enquanto o AccuWeather define como “pancadas de chuva intensa, diminuindo” (parece que faltou alguma palavra, como “diminuindo ao longo do dia”).

Serão “pancadas de chuva e trovoadas isoladas”, diz por sua vez o Inmet. Ou só “pancadas de chuva”, como quer o CPTEC/Inpe.

Que palavras melodiosas pra quem não ouve o tamborilar da chuva no telhado há tantos dias. Pra quem respira poeira, poluição. Pra quem não vê o verde da primavera, só umas plantas meio sofridas esperando também pela chuva… que não chega.

Temperatura fica também respirável

Se você conseguir prender a respiração até sexta-feira, vai ter uma surpresa: além do tempo mais limpo, com cheiro primaveril, você estará numa temperatura de mundo civilizado.

E esta é outra unanimidade dos serviços de meteorologia: máxima na sexta-feira não passará de 24 ou 25 graus. Ufaaa!

E depois, vem o quê?

Não há dúvida de que o amanhecer em Foz é lindo. O céu é nossa paisagem fantástica. Mas… queremos chuva! Foto Patrícia Iunovich

Dada a boa notícia, vem o complemento: a estiagem só terá uma pequena folga. E volta com força.

O Simepar, depois de sexta, só vê sinais de chuva na terça-feira, 13, da semana que vem. Gotas, só 1,5 milímetro.

O AccuWeather joga a chuva pra quarta-feira, 13. Apenas “algumas pancadas de chuva”. Não por coincidência, o Climatempo também prevê pancadas de chuva na quarta, 13. Depois, longa estiagem.

E o CPTEC/Inpe diz que na quarta da semana que vem teremos “chuvas isoladas”. Depois daquela quarta-feira, também prevê chuva no domingo, 18.

Previsões à parte

Chuvas nesta quarta e na quinta? Bem, como não é unanimidade, a gente dá menos importância. Mas é o que prevê o Climatempo, para esta quarta e pra amanhã, quinta: “pancadas de chuva à tarde”, hoje, e “pancadas de chuva à tarde e à noite, amanhã”.

Não está sozinho. O Inmet também prevê pra quinta-feira tempo “nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas”. Tem até possibilidade de “chuva isolada” pro sábado, 10.

O CPTEC prognostica “possibilidade de pancadas de chuva à tarde, nesta quinta.

Se a unanimidade funcionar, chove (pouca) na sexta. Se as minorias acertarem também, mais dias de chuva, sempre pouca. Mas cada vez mais necessária.

Ah, se você duvida que a chuva não vem, arrisque uma dança da chuva. Dê uma forcinha aos bons espíritos. No Youtube você vai, certamente, encontrar quem ensine os passos.

 

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.