Tempo vai mudar em Foz. Tem até alerta para temporal neste domingo!

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Sábado foi um exagero de calor, não? Até a água da piscina estava fervendo (exagero à parte). Mas o domingo amanheceu diferente, com jeito de que vai chover. Um calor mais úmido, digamos.

E vai mesmo chover, garantem “nossos” meteorologistas. O CPTEC/Inpe inclui Foz do Iguaçu no mapa que mostra Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná como áreas que devem ficar em alerta para temporais.

Pode ter chuva intensa, acompanhada de rajadas de vento e raios. Até queda de granizo está prevista no pacote. A vigência do alerta, fora do Rio Grande do Sul (lá, é até este domingo), vai até as 9h de segunda-feira, 28.

A previsão de chuva para Foz, neste domingo, aparece também no Simepar, no AccuWeather (“tempestade em partes da região”), no Inmet (tarde e noite), no Climatempo e, claro, no CPTEC/Inpe. Isto é, unanimidade total e absoluta.

Unanimidade, também, na previsão de queda na temperatura – não muito acentuada, em alguns deles – para a segunda-feira, 28.

Quanto à chuva, começou a diferença total. Pro Simepar, chove segunda; AccuWeather só prevê clima “mais fresco”; Inmet, “pancadas isoladas”; CPTEC/Inpe, chuva pela manhã; e Climatempo, “chuva a qualquer hora”.

Fiquemos com a maioria. Vai chover também na segunda-feira. A unanimidade absoluta volta na previsão de altas temperaturas a partir de terça-feira, 29.

E põe calor nisso. Pra todos os serviços, o dia mais infernal da semana será a quinta-feira, primeiro dia de outubro.

A temperatura mais amena prevista pra quinta é 38 graus (Simepar e CPTEC/Inpe). AccuWeather e Climatempo elevam a máxima para 39 graus. E o Inmet extrapola: 44 graus! Seguramente, se se confirmar, será recorde para esta época.

Haja ar condicionado. E haja dinheiro pra pagar a conta de luz, depois.

Bom domingo encalorado (máxima pode ficar entre 34 e 39 graus, hoje) e fique atento ao alerta de temporal. Nada de deixar carro debaixo de árvore, por exemplo, que em Foz as árvores têm o feio hábito de despencarem à primeira brisa.

Ah, sim, o mapa do Inmet é este, que inclui Foz na rota dos temporais.

 

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.