Vem chuva ainda hoje. E Defesa Civil alerta até para temporais no Oeste do Paraná

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Unanimidade absoluta dos portais de previsão do tempo: todos indicam chuva para esta quarta-feira, 2. Com “trovoadas intensas”, segundo o AccuWeather, ou “trovoadas isoladas”, de acordo com o Inmet.

Mesma coisa o CPTEC/Inpe: pancadas de chuva localizadas “que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas”.

A roupa está no varal? Não espere muito pra recolher. Saiu de casa pra trabalhar e não levou guarda-chuva? Está arriscado(a) a se molhar.

Os cinco sites que sempre consultamos são unânimes: vem chuva por aí. Por sinal, CPTEC/Inpe, Inmet, AccuWeather, Climatempo e Simepar vão além: chove também na sexta-feira, 4, e no sábado.

Dezembro não está pra brincadeira. Quer acabar com essa palhaçada de seca que recebeu de triste herança. Seca que já vai trazer danos ao nosso bolso, com a mudança da tarifa de luz de verde para vermelha, sem escala no amarelo. Com isso, a conta sobe R$ 6,24a cada 100 kWh consumidos.

Que dezembro seja assim: ao longo do dia, o tempo “enferruje” e largue chuva. Depois, podem voltar o sol e o calor. Foto Patrícia Iunovich

A Agência Nacional de Energia Elétrica tinha decidido, em maio, manter a conta na bandeira vermelha até 31 de dezembro. Mas o consumo aumentou, os reservatórios das hidrelétricas estão baixos e a solução foi utilizar mais energia das usinas térmicas, que é mais cara.

Mas pior é a situação de algumas cidades, que já enfrentam racionamento de água. Não vão ser poucos dias chuvosos que vão resolver, mas pelo menos amenizam.

No Paraná inteiro choveu pouco. Em Foz, as chuvas de novembro equivaleram a apenas 30% da média histórica.

Quanto a temporais, a região Oeste – Foz, inclusive – está sob alerta amarelo do Inmet, pelo risco de tempestade, com ventos intensos entre 40 e 60 km por hora), chuva forte e até queda de granizo.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.