A foto de Pánfilo Leguizamón, do jornal La Nación, já mostra estragos do temporal, em Assunção.

Ventos de mais de 100 km por hora atingem o Paraguai, nesta quinta-feira

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Não deixem passar a Ponte da Amizade! Temporais com ventos de mais de 100 km por hora atingem grande parte do Paraguai, desde a noite de quarta-feira, 25, e prosseguem ao longo desta quinta-feira, 26. Espera-se ainda uma grande quantidade de chuvas, entre 50 e 60 milímetros, informa o jornal Última Hora.

O fenômeno atinge principalmente o departamento de Paraguari, onde na cidade de Quyquyhó foi registrada uma rajada de vento de 118 km/h, mas também há vendaval no departamento Central e em Assunção, com média constante de 54 km por hora e rajadas de até 80 km por hora.

Além do vento forte, há tormentas elétricas e chuvas intensas. Os departamentos afetados pelos temporais são San San Pedro, Cordillera, Guairá, Caaguazú, Caazapá, Itapúa, Misiones, Paraguarí, Alto Paraná, Central, Ñeembucú, Canindeyú, Presidente Hayes, Alto Paraguay e Boquerón.

Consultada pelo ABC Color, a meteorologista Cinthia Espínola disse que o temporal se estende por todo o dia, embora possa começar a melhorar com o passar das horas. Só que há previsão de outros sistemas de tempestades, com características semelhantes, durante o final de semana.

E os temporais já provocaram queda de árvores em Assunção e outras cidades vizinhas, deixando ainda muitas áreas sem eletricidade, informa o jornal La Nación.

Em Foz do Iguaçu

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta para “perigo potencial” de temporais em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de parte do Paraná. Mas, desta vez, Foz não está incluída na rota.

Mas há, sim, previsão de chuvas para Foz – aliás, hoje bem cedo já choveu. Para o Inmet, serão pancadas isoladas à tarde e à noite.

O Simepar, que antes previa chuva para sexta-feira, 27, mudou a previsão. Chove nesta quinta e, depois, no sábado. Na semana que vem, haverá dias chuvosos até domingo.

O AccuWeather também mudou a previsão. A “tempestade intensa”, prevista pra amanhã, sexta-feira, agora deve ocorrer no domingo, 29. E se repetir em alguns dias da semana que vem.

O CPTEC/Inpe prevê pancadas de chuva hoje, sexta e sábado. Na semana que vem, alguns dias serão chuvosos.

Já o prognóstico do Climatempo é de pancadas de chuva hoje, sexta, sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira. Depois de quarta, o tempo abre.

Apesar do jeitão assustador, hoje cedo, não tem previsão de temporal em Foz. Foto Patrícia Iunovich
Pethisco, o Gato, olha sem medo o tempo lá fora. Chovia, mas pouco, e o que ele queria era cair fora das grades. Foto Patrícia Iunovich

Onda de calor

Como sempre, não há coincidências absolutas. E muita mudança de uma hora pra outra nas previsões.

O que não mudou: estamos numa onda de calor, agora felizmente com a umidade relativa do ar mais apropriada à saúde.

Que venha a chuva. Se possível, sem vendaval e aguaceiro. Que venha amena, mas contínua, pra resolver esse problema de secura. É pedir demais?

 

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 908 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ