Pesquisa da Anatel 2021 aponta Unifique como a melhor operadora de internet banda larga do Brasil

O segundo lugar no ranking geral da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel ficou com Brisanet. Demais operadoras, como Vivo, TIM, Oi e Claro também aparecem na pesquisa

A melhor internet do Brasil é a da empresa Unifique, segundo a pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2021 da Anatel, divulgada no fim de março de 2022. Em segundo lugar aparece a Brisanet e em terceiro a Algar.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A Unifique é uma empresa que está presente no estado de Santa Catarina e teve uma nota de satisfação geral de 8,02 em 2021. A Brisanet tem cobertura no Nordeste brasileiro, em estados como Ceará e Alagoas. Dentre as grandes empresas provedoras de internet banda larga, as que ficaram melhor colocadas foram a TIM e a Vivo, em quarto e quinto lugar.

Os critérios da pesquisa incluem: satisfação geral; funcionamento; oferta e contratação; cobrança; canais de atendimento; capacidade de resolução; e reparo e instalação. Cada um desses critérios, inclusive o mais abrangente, que é o de satisfação geral dos clientes é pontuado de 0 a 10, sendo que os valores mais próximos de 10 indicam maior qualidade.

Os dados da Pesquisa mostram que a internet residencial fixa é o serviço mais mal avaliado pelo consumidor, enquanto a telefonia móvel pré-paga é o com melhor avaliação. Foram entrevistados cerca de 82 mil consumidores, por telefone, no segundo semestre do ano passado. A margem de erro é de 5% e o nível de confiança, 95%.

A Anatel agregou na pesquisa usuários das seguintes operadoras: Unifique, Brisanet Internet, MOB, Algar, Vivo, TIM, Oi, Claro NET e SKY. Outras operadoras que também vem se destacando, como a Desktop Internet, ainda não apareceram na pesquisa do ano passado.

As notas são considerando a média nacional de todas as operadoras pesquisadas. A nota máxima que poderia ser obtida era dez, enquanto a menor, zero. Quanto mais próximo de dez, mais satisfeito o consumidor estava com o serviço. Para medir a velocidade da internet a ferramenta speedtest é um bom parâmetro.

A pesquisa demonstrou também elevado grau de insatisfação dos consumidores dos serviços de telecomunicações em relação ao atendimento. Esse já era um problema apontado nas pesquisas anteriores. “Verificamos que existe ainda um elevado grau de insatisfação dos consumidores, especialmente no que tange a forma com que as prestadoras se relacionam com seus usuários. O atendimento telefônico continua sendo um dos aspectos com pior avaliação”, afirma Wilson Wellisch, presidente substituto da Anatel.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

NEGÓCIOS

Esta página faz parte da seção Negócios e não integra o conteúdo jornalístico do H2FOZ.