7 carros são retidos na Operação Muralha

Veículos carregavam pneus, cigarros, eletrônicos, essência de narguilé, brinquedos, bebidas e perfumes.

Apoie! Siga-nos no Google News

Por Assessoria 

Na sexta-feira (14), durante fiscalização de rotina no âmbito da Operação Muralha, em São Miguel do Iguaçu (PR), servidores da Receita Federal em conjunto com PRF e Polícia Civil realizaram a retenção de sete veículos.

A primeira ação ocorreu de por volta da 7h da manhã, quando as equipes da Polícia Rodoviária Federal fizeram abordagens em um desvio conhecido como Beira Parque. No total, foram retidos 5 veículos que tentavam desviar da fiscalização que ocorre na BR-277, todos carregados com mercadorias, entre elas, pneus, cigarros, essência de narguilé, brinquedos, roupas e cosméticos. 

A segunda abordagem ocorreu na cidade de São Miguel do Iguaçu por volta de 11h. O veículo, ocupado por um casal, foi abordado pela equipe de repressão da Receita Federal na BR 277, após sair do estacionamento de um hotel e estava carregado de eletrônicos.   

A terceira ocorrência se deu por volta das 16h. Servidores da Polícia Civil avistaram um carro em alta velocidade e iniciaram um acompanhamento tático. O condutor, ao perceber a viatura, abandonou o veículo e empreendeu fuga em meio a uma plantação de eucaliptos. Dentro do automóvel foram encontrados diversos eletrônicos, bebidas, cosméticos e perfumes. 

Os sete veículos foram lacrados e encaminhados para o pátio da Alfândega de Foz do Iguaçu. Os motoristas e passageiros foram liberados, porém, serão enviadas representações fiscais para fins penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos. 

Estima-se que as mercadorias apreendidas somem aproximadamente 70 mil dólares. 
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.

A Operação Muralha, desenvolvida na região de fronteira dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul com o Paraguai, iniciou sua primeira fase no ano em 13/05/19. As ações acontecem nas barreiras fixas montadas em São Miguel do Iguaçu/PR, próximo ao pedágio, e na PR-163 em Guaíra/PR com revezamento de equipes nas 24h do dia. Nas estradas vicinais, lago do reservatório de Itaipu, Rio Paraná e em toda a região de fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai a Operação Muralha acontece por meio de incursões das equipes volantes de prontidão. 

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. 

A Operação Muralha é coordenada pela Receita Federal em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Estado do Paraná – DIEP), Justiça Estadual, Ministério Público Estadual da Comarca de São Miguel do Iguaçu e Receita Estadual do Paraná.
 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.