A força do Paraguai: Unesco apaga postagem sobre “chipa argentina”

Embora sem reconhecer a “nacionalidade” do alimento, em novo post a Unesco coloca o Paraguai em primeiro lugar nos países “abençoados pela chipa”..

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ

Foi uma polêmica feia, que repercutimos aqui.

Depois da chuva de críticas, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco apagou a publicação feita na terça-feira (11), no Twitter e Instagram, de uma receita de chipa feita pela Reserva da Biosfera Yaboti, na Argentina, dando a entender que o prato era típico daquele país.

Depois, modificou o texto que, agora, coloca o Paraguai em primeiro plano (embora não reconheça que a chipa é paraguaia).

No novo post, a Unesco diz que "o Paraguai, o noroeste da Argentina, o Uruguai, o sudeste da Bolívia e o sudoeste do Brasil são abençoados com a chipa".

Acrescenta, ainda, que é "um patromônio culinário que, segundo alguns historiadores de alimentação, data dos assentamentos humanos antigos na região é é creditado aos guaranis".

Em nota, a Secretaría Nacional de Cultura do Paraguai lembra que a chipa é "um produto gastronômica tradicional do Paraguai" e um "Patrimônio Cultural Imaterial" do país.

O Congresso do Paraguai também se manifestou, dizendo que a chipa é um "alimento nacional" e que todos os anos se festeja o Día Nacional da Chipa, na segunda sexta-feira de agosto.

Fonte: Última Hora

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.