H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Ações conjuntas pelo crescimento de Foz - Faisal Mahmoud Ismail

Ações conjuntas pelo crescimento de Foz - Faisal Mahmoud Ismail
["Dirigente empresarial faz um balan\u00e7o do ano e aponta as perspectivas para 2019"] (Foto: Kiko Sierich)

É chegado o fim do ano, momento de fazer um balanço das conquistas de 2018 e projetar desafios para 2019 em relação ao desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu e ao fortalecimento do associativismo na cidade. Aproveitamos esta hora para uma reflexão em especial das pautas envolvendo a entidade, que tem quase sete décadas de atuação.

Um dos principais fatos que marcaram este ano é a agenda positiva firmada entre a ACIFI, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Câmara Municipal. Realizamos uma série de reuniões com o prefeito Chico Brasileiro, secretários e vereadores para debater políticas públicas para o setor produtivo do município.

Um dos resultados desse diálogo é o retorno da cobrança do ISS Fixo para os profissionais liberais. Essa reivindicação de várias entidades de classe, com forte da atuação da ACIFI, começou ainda em 2017 (quando a prefeitura mudou a lei) e foi atendida em 2018, quando a prefeitura retornou a cobrança dentro dos parâmetros legais.

Em 2018, ao lado do Codefoz, a ACIFI debateu a instalação de lojas francas na cidade e apoiou a elaboração de um estudo técnico e a realização de seminário com toda a comunidade. Promovemos ainda uma assembleia geral extraordinária para, em conjunto com os associados, discutir os impactos desse regime aduaneiro especial na região.

Enaltecemos também os esforços redobrados para acelerar a conclusão da nova sede da ACIFI e do Residencial Omoiru. Após uma forte campanha de vendas das últimas cotas da SPE, vamos inaugurar a obra em fevereiro, iniciando assim uma nova etapa do associativismo no município. Isso porque a nova sede também abrigará outras entidades irmãs.

A nova sede reforçará o papel estratégico da associação, que modernizou o estatuto e implantou a inovadora gestão colegiada. Coordenado pela Diretoria e pelo Conselho Superior, esse modelo dinâmico incorpora representantes do comércio, turismo, logística, indústria, prestação de serviços, educação, saúde, entre outros setores.

Neste breve balanço é preciso frisar o sucesso, pelo segundo ano consecutivo, da Natal Sonho Dourado. A promoção está aquecendo as vendas das quase 200 empresas participantes ao presentear o consumidor com mais de R$ 1 milhão em prêmios —inclusive com um Renault Kwid zero-quilômetro, quatro iPhones, seis televisores de 42 polegadas e vale-compras exclusivos para quem consumir no município.

Por fim, destacamos o posicionamento firme da entidade na campanha eleitoral ao defender candidaturas com viabilidade e comprometidas com as causas de Foz do Iguaçu e região. Surtiu resultado, afinal ampliamos nossa representação política.

Agora vamos ampliar o diálogo com os deputados federais Vermelho e Giacobo, além do deputado estadual Soldado Fruet. Em conjunto com a sociedade civil organizada, levaremos os nossos projetos estratégicos para o presidente Jair Bolsonaro e para governador Ratinho Junior.

Desejamos ótimas festas e excelente 2019 para todos!

* Faisal Mahmoud Ismail é presidente da ACIFI

(Artigo publicado originalmente no jornal Gazeta Diário)