“Águas de março” prosseguem até fechar o verão, na quarta (20)

Temperaturas começam a baixar já na quinta, primeiro dia pleno de outono. E chuvas cessam.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

"São as águas de março fechando o verão", cantava Tom Jobim, sabiamente, numa das melhores músicas brasileiras de todos os tempos. 

Em Foz, o tempo (do clima, não cronológico) segue este trecho da canção ao pé da letra. O verão "fecha" às 18h58 da próxima quarta-feira, dia 20. E as chuvas não devem parar antes disso, segundo os institutos de meteorologia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (CPTEC/Inpe), por exemplo, prevê que as pancadas de chuva prosseguem em Foz ao longo desta segunda-feira, na terça e na quarta, quando muda a estação. E, veja só, a partir de quinta, "predomínio de sol".

Até o final do mês, o tempo fica nublado, no máximo, mas sem chuvas. Ainda bem, porque já se falava até em construção de uma segunda usina hidrelétrica na Avenida JK, tanta a chuvarada.

Quanto às temperaturas, vão começar a cair. Máxima prevista para terça-feira é de 29 graus centígrados (°C). Pra quarta, 27°C. A mínima pra terça e quarta é 19°C, mas já na quinta, 21, vai pra 16°C e, na sexta, para 13°.

Outono

E o que mais vai mudar, além da queda na temperatura? Este ano, estamos sob influência do fenômeno El Niño, que bagunça um pouco (bastante, às vezes) o clima. Mas o "menino travesso" vem com pouca intensidade e seus efeitos permaneçam até junho.

Na Região Sul, especialmente Paraná e Santa Catarina, o padrão de chuvas não deve mudar. Vai continuar chovendo, embora sem a violência que se verificou no verão. Temporais haverá, ocasionalmente, com a passagem das frentes frias.

Os especialistas informam, ainda, que, além do El Niño, o outono de 2019 começa com a temperatura do oceano Atlântico Sul acima do normal, o que pode reduzir o frio. Sobre o inverno, ainda não se sabe, já que El Niño se vai em junho. 

Fontes: CPTEC/Inpe e Portal Terra

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.