H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Articulação com vereadores fica na Secretaria de Governo

Articulação com vereadores fica na Secretaria de Governo
Projeto modificado foi aprovado por unanimidade entre os vereadores, em duas votações (Foto: Divulgação )

H2FOZ - Paulo Bogler

A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira, 18, a nova redação ao Projeto de Lei nº 55/2018, de autoria do prefeito Chico Brasileiro, que define a estrutura administrativa da Prefeitura de Foz do Iguaçu. Foram duas votações seguidas, com a dispensa de interstício solicitada pelo vereador Beni Rodrigues (PSB) e aprovada pelo plenário, durante a sessão extraordinária. 

As emendas modificativas apresentadas pela vereadora Inês Weizemann (PSD) alteraram as estruturas do gabinete do vice-prefeito e da Secretaria de Governo, em relação ao projeto original enviado à Câmara. A discussão principal foi em torno das atribuições de cada pasta e do número de cargos à disposição de cada uma delas.

O projeto aprovado por unanimidade entre os vereadores, que seguirá para a sanção do prefeito, estabeleceu que a Assessoria Política Especial de Relações com o Legislativo permanecerá sob a responsabilidade da Secretaria Governo. Com isso, a articulação política e institucional com a Câmara Municipal será conduzida pela pasta ocupada hoje pela secretária Salete Horst, e não pelo vice-prefeito Nilton Bobato, como previa o texto original da proposta.

Weizemann justificou as emendas modificativas ao projeto de lei apresentadas por ela. “Da forma como estava [o projeto de lei], nós estávamos empoderando o vice-prefeito para tratar com o Legislativo. E isso não legal”, disse. “Estamos devolvendo à Secretaria de Governo a responsabilidade e o trato com o Legislativo”, explicou a vereadora, por meio da TV Câmara.

O gabinete do vice-prefeito contará, portanto, com uma Assessoria Técnica Especial e coordenadoria de apoio. A Secretaria de Governo terá à disposição as seguintes diretorias: apoio governamental, informações institucionais, comunicação social e cerimonial e relações públicas. A estrutura da secretaria completa-se com a Assessoria Política Especial de Relações com o Legislativo e uma Assessoria Técnica Especial.

Veja o projeto original do prefeito, sem as emendas modificativas