H2FOZ - Notícias - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

As vagas no “canteiro comercial” da Vila A

As vagas no “canteiro comercial” da Vila A

H2FOZ © Todos os direitos reservados
Texto: Alexandre Palmar | Vídeo: Felipe Provin


A maioria dos empresários da Vila A pediu e a Prefeitura de Foz atendeu. Metade do canteiro central da Silvio Américo Sasdelli será transformada em estacionamento.



As obras do projeto piloto numa quadra da avenida estão em andamento. Parte da área gramada dará lugar para vagas de automóveis sem precisar cortar árvores. O custo será de R$ 36 mil e tem apoio de empresários. O serviço deve ser concluído em outubro.

As 30 novas vagas na quadra, inicialmente, estarão livres do Estarfi.  Pela lógica comercial, com mais vagas perto das lojas, mais clientes no comércio.

Com o projeto piloto será possível avaliar diferentes impactos: Mais estacionamento ajudará de fato a movimentar a economia local? A região dará conta das chuvas tendo mais concreto e menos verde?

E mais: Qual segurança terá quem for estacionar e atravessar a avenida? Como será a acessibilidade para utilizar as novas vagas? Qual opinião dos moradores do bairro sobre a redução do canteiro?

O H2FOZ acompanhará os resultados do projeto piloto, que pode servir de modelo para outras quadras da Avenida Silvio Américo Sasdelli. Para ampliar o debate, Indicamos a leitura de duas visões sobre o assunto publicadas no site Não Viu.

O que Foz do Iguaçu tem a ver com Houston? A impermeabilização do solo

Mobilidade urbana: Foz não precisa inventar, só copiar bons exemplos

Boa leitura.

>>NOSSA OPINIÃO
O Estarfi parece ter resolvido a questão do estacionamento. Durante duas visitas ao centro comercial, em dias diferentes e horários de pico, sobravam vagas em várias quadras.  Funcionários e empresários da avenida estavam acostumados a estacionar em frente às lojas, o que aumentava disputa por espaço. Agora com estacionamento regulamentado eles estão usando as ruas transversais (o que gera outro problema) e assim liberam vagas "em frente" das lojas para cleintes.