Atenção, estudante: ENEM tem inscrição prorrogada

Nota do exame é usada no acesso à universidade pública, bolsas de estudos e financiamento estudantil. 

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Paulo Bogler

O Ministério da Educação (MEC) informou, em nota oficial, a prorrogação do prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020). O período vai até a próxima  quarta-feira 27, pela internet, na página do participante

A nota do exame é usada para o acesso à universidade pública brasileira,  bolsas de estudos integrais e parciais e financiamento estudantil na rede particular de ensino superior.  

O cronograma divulgado pelo MEC, inicialmente, previa inscrições até esta sexta-feira, 22. Os boletos da taxa de R$ 75, para candidatos que não conseguirem obter a isenção desse valor, deverão ser pagos até o dia 28 de maio.

Conforme o MEC, a medida foi tomada em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do exame. "O Inep está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público", expõe a nota do minsitério. 

Até o meio-dia desta sexta-feira, foram registradas mais de 5 milhões de inscrições no ENEM, conforme o MEC. Nesta edição, acontecem a prova convencional e a versão digital do exame. 

Nessa quarta-feira, o ministério prorrogou as datas de realização das provas do ENEM, que estavam previstas para novembro. A decisão aconteceu após inúmeras críticas de entidades estudantis, docentes e de pesquisadores que defendiam a mudança por causa da pandemia de covid-19.

O Senado Federal chegou a aprovar projeto de lei adiando o exame. A Câmara de Deputados pautou a matéria, retirada de discussão depois que a prova foi reprogramada. 

 O MEC e Inep farão consulta aos participantes inscritos, no final de junho, sobre a nota data do ENEM. 

Veja a nota oficial do MEC

Inscrições para o Enem 2020 serão prorrogadas até 27 de maio

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão mais cinco dias para se inscrever no exame. O novo prazo, definido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será até às 23h59 da próxima quarta-feira, 27 de maio. Após a inscrição, o pagamento do boleto deve ser realizado até dia 28 do mesmo mês.

A iniciativa decorre de entendimento alcançado entre o Inep e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 22 de maio. O Inep está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público.

Já foram registradas mais de 5 milhões de inscrições no Enem 2020. Até as 12 horas desta sexta-feira, 5.151.868 pessoas já estavam inscritas, sendo 5.050.768 na versão impressa e 101.100 na digital. Como já anunciado anteriormente pelo MEC e Inep, será feita uma enquete com os participantes inscritos, no final de junho, na Página do Participante. As datas do exame serão definidas após a consulta.

Por fim, o Inep reforça seu apoio aos estudantes brasileiros que pretendem ingressar em uma instituição de ensino superior por meio do Enem 2020.

Assessoria de Comunicação Social
 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.