Avenida dos postes ganha mudas de árvores no canteirinho central

Diminuirá a aridez da paisagem. Mas ainda faltam árvores ao longo das calçadas e ciclovias da avenida, para dar sombra a pedestres e ciclistas.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Avenida Felipe Wandscheer, a "avenida dos postes" e do canteiro central "infantil" (é minúsculo), vai ficar de cara nova. O plantio de árvores no tal canteiro já está quase concluído.

O que se espera é que tenham sido escolhidas espécies que não fiquem muito altas – pra não atingir os fios de média tensão – nem pesadas, pra que o canteirinho as aguente.

A secretária de Meio Ambiente, Ângela Meira, garante que sim. Segundo ela, foram plantadas 235 mudas de extremosas numa parte da Avenida Felipe Wandscheer, já com 1,80 de altura e com espaçamento de 6 metros, "ideal para o plantio em ruas com fiação elétrica, atendendo assim às diretrizes de arborização urbana e de iluminação pública”, segundo ela.

Pois fomos aos sites especializados em plantas. E a extremosa (ou resedá), cujo nome científico é Lagerstroemia indica, é de fato uma das 25 árvores que podem ser plantadas sem destruir a calçada ou prejudicar a fiação elétrica.

Muito utilizada na arborização urbana, floresce rapidamente, é decídua (isto é, numa época do ano perde suas folhas, geralmente no inverno) e é tolerante a podas drásticas. Ela atinge até 8 metros de altura.

Esta é a extremosa. Não quebra calçada, não prejudica a fiação e ainda aceita podas frequentes. Foto site Plantei

Essas árvores vão conseguir a proeza de reduzir o efeito visual dramático do asfalto dividido por um canteirinho cheio de postes, um atrás do outro, a curta distância. 

Para pedestres

Duplicada, a avenida ficou bem melhor. Os motoristas não reclamam. Tem ciclovias, ainda pouco utilizadas, mas tem. E tem calçadas para pedestres, que não são uma maravilha, mas pelo menos agora permitem que se percorra trechos a pé com certo conforto.

O conforto poderia – e deveria – ser maior, com o plantio de mudas de árvores também nos canteiros laterais. Tem espaço, entre a ciclovia e a calçada, desde que sejam escolhidas as árvores certas, daquelas que não criam raízes rompe-tudo e que deem sombra. 

Por enquanto, fiquemos na torcida pelas extremosas, porque os vândalos amam destruir tudo o que é ou que pode ficar bonito.

Outro ângulo da Felipe Wandscheer com as mudas de extremosas. Foto CDB

Meta

A Secretaria de Meio Ambiente pretende plantar, até o final do ano, 20 mil mudas de árvores nas ruas e avenidas de Foz. Até agora, 4,5 mil já foram plantadas.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.