H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Bairros de Foz recebem postos de vacinação contra a raiva

Bairros de Foz recebem postos de vacinação contra a raiva
Na semana passada os agentes do CCZ imunizaram 692 animais na Vila C (Foto: Divulgação )

Por Agência Municipal de Notícias

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) segue disponibilizando a vacinação antirrábica nos bairros. Nesta segunda e terça-feira (3 e 4) os agentes estarão na Rua Andradina com a rua D, e na Rua Assunção esquina com a Rua C, na Vila C Velha. 

Na quarta e quinta (4 e 5) as vacinas serão ofertadas no bairro Porto Belo, na Rua Angela Aparecida Andrade (próximo a Cooperfarma) e na Angela Aparecida Andrade, esquina com a rua Oracildo Marquioro (próximo a Igreja Católia). Os serviços são disponibilizados das 9h às 13 horas. 

Na semana passada os agentes do CCZ imunizaram 692 animais em dois dias (29 e 30 de novembro), na Vila C Velha.  Nas próximas semanas a vacinação itinerante acontece nos bairros Jardim Itaipu, Jardim Florença, Vila São Sebastião, Jardim Universitário e Cidade Nova, fechando a região Norte da cidade. 

“Esses devem ser os próximos bairros, mas sem datas definidas, pois eventuais chuvas podem provocar atrasos, então, não ficaremos restritos as datas. O carro de som fará a divulgação diária nos bairros contemplados”, explicou o chefe do CCZ, o veterinário Carlos Eduardo Santi. 

Embora Foz do Iguaçu não tenha registro de circulação do vírus da raiva em cães e gatos desde 2005, o aumento abrupto de casos de raiva em morcegos fez com que o CCZ pleiteasse a retomada da vacinação esse ano. Foram 31 casos positivos de raiva em 2017 e 30 registrados até agora. De acordo com o veterinário, desde agosto o município fornece a vacinação gratuitamente na sede do CCZ, onde já foram imunizados 1.841 animais. 

O Centro de Controle de Zoonoses também já vacinou 360 cães de rua e ofertou a vacina em duas edições do projeto Foz ComUnidade (455 no Jardim São Paulo e 293 no Cidade Nova), além da área rural, no Alto da Boa Vista, onde foram vacinados 405 cães e gatos.  

“Iniciamos agora a fase itinerante nos bairros (área urbana) como forma de projeto piloto, para avaliar a resposta da comunidade. Serão duas equipes de vacinadores durante a semana em bairros do município. A princípio, cada ponto será mantido durante dois dias seguidos”, reiterou Santi. 

A vacinação continua sendo disponibilizada de segunda à sexta-feira, das 8h às 14 horas no CCZ, na Avenida Maceió, 1511, no Jardim Ipê III.

Orientações:

- Cães devem ser conduzidos com guia e coleira, por pessoa maior de idade; 
- Gatos devem ser transportados em caixas de transporte próprias;
- Proprietários devem levar saquinho para recolher as fezes do seu animal;
- Cães e gatos com mais de 3 meses de idade devem ser vacinados;