H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Por: Cláudio Dalla Benetta

Beni Rodrigues anuncia início da construção da nova sede da Câmara ainda este ano

Beni Rodrigues anuncia início da construção da nova sede da Câmara ainda este ano
["Vereador Beni Rodrigues, presidente da C\u00e2mara."]

H2FOZ

O presidente da Câmara Municipal, Beni Rodrigues, anuncia que ainda este ano será iniciada a construção de uma nova sede, para não perder a área cedida pela União, no local próximo à Polícia Federal e a Procuradoria do Trabalho, nas proximidades da BR-277.

O anúncio foi feito no programa "Marco Zero", apresentado aos sábados, numa parceria do H2FOZ com a Rádio Clube FM. A entrevista foi ao ar no último sábado, dia 11.

Outra "dele"

Primeiro, vale lembrar: a essa altura, já era pra estar funcionando o Centro Cívico de Foz do Iguaçu. Mas, pra variar, deu chabu. Ou melhor, deu Reni na veia.

O então prefeito Reni Pereira havia conseguido do Serviço do Patrimônio da União (SPU), em 2013, a área para sediar a Prefeitura e a Câmara.  

A concessão é dada por dois anos com uma condição: pode virar doação se a Prefeitura pelo menos iniciar alguma obra no local. Como Reni nada fez, a concessão foi perdida.

"Corrida"

Agora, foi recuperada. Mas é preciso "correr contra o tempo", diz Beni Rodrigues. Por isso, a Câmara precisa abrir licitação para construir sua sede no Centro Cívico este ano, sob risco de perder novamente a concessão.

Ele diz que tanto a Câmara quanto a Prefeitura precisam "sair do aluguel". A Câmara paga, só pelo uso do Anexo, R$ 27 mil por mês, que se somam a outras despesas, como luz e água.

Mas é mais caro ainda para a Prefeitura, que paga R$ 62 mil somente pelo aluguel do Fouad Center, onde estão a Secretaria Municipal da Fazenda, a Secretaria de Esportes, a Procuradoria Geral, a Controladoria e a Junta Militar.

O "Marco Zero" vai ao ar todos os sábados pela Clube FM, sempre com muita informação.

E aquele é só um dos locais por onde se espalham os vários setores municipais, a um custo elevado e complicando a vida dos contribuintes, como lembra Beni Rodrigues. "A pessoa vai numa secretaria e, dali, precisa ir a um setor que fica do outro lado da cidade."

A Prefeitura não vai iniciar as obras da nova sede este ano, mas Beni Rodrigues diz que, se o prefeito Chico Brasileiro for reeleito, isso vai acontecer no ano seguinte. Mesmo que outro prefeito seja eleito, ele vai entender esta necessidade, diz.

"É preciso agregar os vários setores", afirma o presidente da Câmara. Ele conta que já está conversando com os vereadores para aceelerar o processo de construção da nova sede da Câmara, "que não pode passar deste ano".
 

X