Blitze para coibir embriaguez ao volante são intensificadas em dezembro

Operações começam à tarde e seguem pela noite, em locais variados, reunindo Foztrans, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Apoie! Siga-nos no Google News

Durante todo o mês de dezembro, os órgãos responsáveis pela segurança e controle do trânsito em Foz do Iguaçu estão intensificando as blitze para coibir a embriaguez ao volante. As operações começam à tarde e se estendem pela noite, com o uso de cinco etilômetros – os bafômetros.

O reforço na fiscalização envolve o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GM). Estão previstas seis operações até o fim do mês, número que poderá ser alterado a partir de análise dos órgãos envolvidos.

São ações programadas que acontecem em diferentes locais do município, tanto na região central como nos bairros. O ponto para a realização de cada blitz é escolhido no dia da blitz, informou ao H2FOZ Robson Lima Souza, diretor de Trânsito e Sistema Viário do Foztrans.

Operação "Lei Seca" realizada na região central de Foz – foto Foztrans

Além de seguir a “surrada” recomendação “se beber, não dirija”, os motoristas devem manter em dia a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a documentação e as condições do veículo. “O foco principal das blitze é a embriaguez ao volante, porém serão verificadas também as condições do condutor e do veículo”, alerta Robson.

Infração e crime de trânsito

Pela legislação, não há tolerância para o uso de qualquer quantidade de álcool pelos motoristas. Segundo o Foztrans, o volume de 0,33 mg/l de bebida alcoólica configura infração de trânsito pelo motorista. Acima dessa referência, passa a ser crime de trânsito, com sanções mais rigorosas.

O artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê aplicação de multa gravíssima a motoristas flagrados em situação de embriaguez, com sete pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir.
A pessoa que for beber, orienta o Foztrans, deve programar-se para utilizar outros meios de transporte, “exceto dirigir sob a influência de álcool”, esclarece Robson Lima Souza.

Balanço da primeira blitz:

73 fiscalizações com barômetro

136 veículos abordados

12 motos retidas

12 veículos retidos

3 casos de embriaguez ao volante

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.