Brasil e Paraguai anunciam negociação de acordo automotivo

Não houve nenhum detalhe do que os dois lados pretendem colocar na mesa de negociações. Mas Paraguai não abrirá mão da importação de usados.

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O Brasil e o Paraguai anunciaram nesta segunda (9), em Brasília, o início das negociações de um acordo bilateral automotivo. A informação foi dada pelo chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, após reunião com o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Antonio Rivas Palacios, que chegou ao Brasil acompanhado de uma delegação de funcionários do governo do país vizinho.

Para Ernesto Araújo, os dois países "vivem momento de grande convergência de políticas e de visão do mundo”.

“Estamos em momento ideal para colocar em prática uma política estratégica para Brasil e Paraguai”, afirmou o chanceler paraguaio.

Os ministros ressaltaram que um dos marcos do bom relacionamento entre os dois países é a construção de pontes entre Brasil e Paraguai. As obras, de acordo com Ernesto Araújo, vão “aumentar dramaticamente a conectividade a competitividade das regiões beneficiadas” pelos projetos.

Para Antonio Palacios, a construção das pontes é importante porque significa que os dois países saíram do discurso para a prática. Ele citou especificamente o caso da ponte a ser construída pelo lado paraguaio da Itaipu Binacional.

Essa ponte, a ser construída entre o município sul-mato-grossense de Porto Murtinho e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, vai servir de base para o corredor rodoviário bioceânico que irá unir o litoral brasileiro à costa chilena. A via passará pelo Centro-Oeste do Brasil e posteriormente pelo Chaco paraguaio; daí, o corredor segue pelo noroeste argentino antes de chegar ao Chile.

Usados

A matéria distribuída pela Agência Brasil não dá mais detalhes. Mas sabe-se que o governo paraguaio não aceitará o fim da importação de carros usados, vindos principalmente do Japão via Chile, como o Brasil exigia para aceitar a importação de autopeças fabricadas nas maquiladoras paraguaias.

O Paraguai é um dos poucos países latino-americanos que permitem a importação de carros usados. No ano passado, por exemplo, o Paraguai importou cerca de 95 mil veículos, dos quais 60 mil usados e apenas 35 mil zero km.

A importação não tem limite de idade do carro, como acontece também na Costa Rica. Já na Bolívia, só podem ser adquiridos veículos com no máximo dois anos de uso. E o Peru, por sua vez, já não permite mais a importação de carros usados.

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