H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Consciência ambiental com caminhada pelo PNI

Consciência ambiental com caminhada pelo PNI
Domingo o Parque superou a marca de 1 milhão de visitantes no ano (Foto: Marcos Labanca )

Gaia Comunicação Integrada 

Os visitantes que prestigiaram as belezas do Parque Nacional do Iguaçu - PNI, neste domingo (22) encontraram um dia ensolarado na região trinacional e também atividades promovidas pela ação Um dia no Parque; movimento nacional, organizado pela Coalização Rede Pró UCs (Unidades de Conservação da Natureza). As atividades contaram com o corpo de voluntários da ONG Adere - Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Meio Ambiente.

Dentre as práticas propostas, a caminhada guiada pelos voluntários da ONG e um bate-papo sobre o pertencimento da população local acerca da preservação, ajudaram a promover consciência ambiental e aproveitamento sustentável sobre a Unidade de Conservação do Parque Nacional do Iguaçu. Os visitantes compartilharam imagens do passeio em meio à natureza nas redes sociais usando a hashtag #umdianoparque para ajudar a registrar e a promover a ação.

Ivan Carlos Baptiston, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, fortaleceu a ação e acompanhou o grupo de visitantes por entre caminhos no parque pouco explorados, falou sobre a biodiversidade e ações de preservação do PNI. "É fundamental a participação da comunidade local para nos ajudar a defender este grande patrimônio da natureza que é o Parque Nacional do Iguaçu. E defender também é conhecer, explorar e saber que aqui nós temos umas das mais ricas biodiversidades do planeta. Todos os dias, milhares de turistas saem de seus lares para conhecer o nosso Parque. É importante que a população local tenha familiaridade com toda esta riqueza".

Atividade teve como objetivo promover consciência ambiental - foto Marcos Labanca 

Angela Kuczach, diretora-executiva da Rede Pró UC, explica que este é um projeto de longo prazo. "O objetivo é criar uma cultura de reconhecimento e valorização das Unidades de Conservação pela população brasileira. Então, assim como temos dias de conscientização e celebração, queremos estabelecer uma data para incentivar a visitação às Unidades de Conservação no Brasil”.

A diretora afirma ainda que a participação nesta primeira edição da ação foi essencial para conquistar mais adeptos para o próximo Um Dia no Parque, que acontecerá no terceiro domingo de julho de 2019. "O apoio do corpo técnico das Unidades de Conservação é fundamental, mas o Dia no Parque é para a  população, para que nossa sociedade se aproprie das unidades de conservação, que é patrimônio natural de todos. Um Dia no Parque é para gerar pertencimento. Foi sensacional contar com os voluntários da Adere e do Grupo Bora Correr, sinal de que temos aqui representantes fiéis do nosso movimento Pró-Unidades de Conservação", comemora Angela.

Adere

O apoio incondicional à feitos que promovam a consciência e a preservação ambiental faz parte do calendário de atividades da ONG Adere. Segundo Diogo Marcel, gestor geral da ONG, estimular a visitação ao parque traz pertencimento e valorização local. "Temos um quintal lindo para passear e passar o dia, e por isso também devemos ajudar a cuidar, é parte da nossa responsabilidade social", afirma.

No domingo, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu o visitante n° 1 milhão - foto Marcos Labanca - foto Marcos Labanca 

Marcelo Penayo, ativista e membro da Adere, explica que cada vez mais os objetivos e princípios da ONG estão alinhados para que a população tenha mais contato com a natureza. "O município já tem o case do #CataratasDay, que é um movimento local que faz com que a população tenha orgulho e pertencimento às Cataratas do Iguaçu. Nós precisamos cada vez mais engajar toda a comunidade turística e as comunidades lindeiras ao PNI, para que a cada ano tenhamos mais força e maior reconhecimento da nossa Unidade de Conservação". De acordo com Penayo a comunidade local pode aguardar maiores esforços para que o próximo Um dia no Parque seja sucesso.

Além dos voluntários, membros do grupo esportivo "Bora Correr" de Foz do Iguaçu, também prestigiaram a ação. Foram aproximadamente 30 participantes da campanha Um dia no Parque, entre voluntários, visitantes e autoridades.

O atual Chefe de Gabinete da prefeitura, Kalito Stoeckl, esteve presente e reforçou a importância sobre defender as Unidades de Conservação. "Um dia no Parque vai além da visitação às Unidades de Conservação. Ele é um movimento que pode estimular o brasileiro a valorizar o nosso maior patrimônio, que é a biodiversidade. É a maior do planeta e não podemos deixar que este bem passe desapercebido por nós", afirma o gestor.

Unidades de Conservação

A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Fazem parte Coalizão: Rede Pró UC, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional–CI Brasil, Fundação Grupo Boticário, Imaflora, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservacy - TNC Brasil,  Imazon e a ONG, Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia – ADERE em Foz do Iguaçu-PR.

Voluntários da Adere e gestores do ICMBio duranão a ação no Parque Nacional do Iguaçu - foto Marcos Labanca foto Marcos Labanca 

Outras Unidades de Conservação que também participaram da ação foram os Parques Nacionais da Chapada dos Guimarães (MT), Serra da Canastra (MG), Catimbau (PE), Itatiaia (RJ), Chapada Diamantina (BA), Floresta Nacional de Ipanema (SP), Reserva Extrativista Marinha do Soure (PA), Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (SC), Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (AL), e os Parques Estaduais do Marumbi (PR), Cantareira (SP), Cunhambebe (MG), Utinga (PA), Alberto Lögfren (SP) e Mata dos Godoy (PR).

Para quem quiser acompanhar o desenvolvimento das atividades oferecidas pelas Unidades de Conservação e obter informações adicionais, todo o programa está disponível no site da Coalizão Pró-Unidades de Conservação: unidoscuidamos.com/umdianoparque.

1 milhão de visitantes

Neste domingo o Parque Nacional do Iguaçu superou a marca de 1 milhão de visitantes no ano. O recorde foi batido 7 dias antes do mesmo período no ano anterior, conquistado no dia 29 de julho de 2017. Neste ano foram exatamente 997.876 visitantes, uma estimativa de 6% de crescimento comparado a 2017.

O Parque Nacional do Iguaçu abriga as Cataratas do Iguaçu e é referência na conservação da biodiversidade e desenvolvimento do turismo sustentável. De acordo com a assessoria do parque, as nacionalidades que lideram o ranking de visitação ao atrativo são: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Chile, Japão, Inglaterra, México, Colômbia, Bolívia, China, Peru, Coreia do Sul.