H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Celular irregular será bloqueado a partir de sábado 

Celular irregular será bloqueado a partir de sábado 
Ação busca eliminar aparelhos falsificados e a venda de celulares ilegais (Foto: Pixabay )

Por Paulo Bogler - H2FOZ 

Proprietários de celulares do Paraná e de outros nove estados terão os aparelhos bloqueados a partir do próximo sábado, 8. A medida é da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e visa a eliminar celulares falsificados ou com IMEI irregular. 

A ação, que também pretende reduzir a comercialização de aparelhos não homologados, começou em 23 de setembro. Foram enviadas três mensagens de alerta dando prazo de regularização aos proprietários de telefones ilegais. A última notificação será na véspera do bloqueio. 

A legislação diz que os celulares devem possuir certificado ou obter certificação aceita pela Anatel. Os aparelhos recebem o código IMEI, uma espécie de identificador do bem. Se roubados ou furtados, o dono consegue bloquear telefone junto à operadora. 

Para verificar se o IMEI está regular, o número pode ser encontrado na caixa do celular, no adesivo atrás da bateria ou ao se digitar *#06# no celular e apertar a tecla ligar. 

A ação de bloqueio da Anatel integra a campanha Celular Legal. O projeto tem a participação das empresas de telefonia celular, de fabricantes e de fornecedores de equipamentos, buscando fortalecer o combate a celulares adulterados, roubados e extraviados e inibir o uso de aparelhos não certificados pela agência.