Chanceler paraguaio diz que fronteiras só reabrem quando pandemia estiver controlada na região

Em entrevista coletiva, nesta terça-feira (19), Antonio Rivas informou, também, que governo está preparando repatriação de 3 mil paraguaios.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

O ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Antonio Rivas, disse nesta terça-feira, 19, que o Paraguai ainda não tem uma data para reabrir as fronteiras com os países vizinhos.

Segundo o chanceler, as fronteiras ficarão fechadas enquanto perdurar risco de contágio por coronavírus na região, informa o jornal Última Hora.

Quando a pandemia estiver controlada, completou, as fronteiras vão reabrir, mas de forma coordenada. Ele disse acreditar que isso deve ocorrer "nos próximos meses".

Argentina, Brasil e Bolívia

A pandemia segue em ritmo mais rápido no Brasil, com 271.885 casos (segundo no ranking mundial) e 17.983 mortes (sexto lugar no ranking). E, de forma mais controlada, também avança na Argentina, com 8.809 casos e 393 mortes, segundo os últimos números do painel on line da universidade americana Johns Hopkins.

Outro país com o qual o Paraguai também faz fronteira é a Bolívia, que soma 4.481 casos e 189 mortes. Em relação à população, a Bolívia tem mais casos e mortes, proporcionalmente, que a Argentina. A Bolívia tem 11 milhões de habitantes, quatro vezes menos do que a Argentina, mas o número de casos e mortes é praticamente a metade do registrado entre argentinos.

O ministro comentou que, na videoconferência de presidentes do Fórum para o Progresso da América do Sul, também na terça-feira, o presidente Mario Abdo Benítez ofereceu repassar aos outros países a experiência paraguaia no controle da covid-19.

O Paraguai apresenta números baixos para a pandemia e é o único país que não tem nenhum paciente em terapia intensiva. O achatamento da curva "está sendo efetivo no Paraguai", disse.

O país vizinho registra 829 casos de covid-19, com 11 mortes. Está à frente do Uruguai em casos (o Uruguai tem 738), mas tem menos mortes (são 20 no Uruguai).

Repatriação

Chanceler Antonio Rivas diz que repatriação terá que ser ordenada e coordenada. Foto Última Hora

A propósito da repatriação de paraguaios que estão em diversos países da região, e também na Europa e Estados Unidos, Antonio Rivas disse que está sendo organizada por meio das embaixadas e consulados.

"O que queremos fazer é que essa repatriação seja em forma ordenada e coordenada, para que nãoa ultrapasse a quantidade de lugares que temos em nossos albergues", explicou.

Além dos albergues, hotéis de saúde estão habilitados para hospedar os paraguaios que regressam e tenham recursos para pagar sua estadia.

O ministro agradeceu a colaboração dos países vizinhos, que ajudaram a repatriar paraguaios, inclusive em voos humanitários. Ele citou especialmente Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru, Bolívia e Brasil.

"Proximamente, também se viagens de cidadãos paraguaios que vivem no Chile e também na Bolívia, e novamente do Uruguai e da Argentina", disse.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.