Cinco anos depois, Centros de Atendimento ao Turista finalmente vão entrar em operação

Os CATs estão praticamente prontos, mas devem funcionar no final de maio, segundo a Secretaria de Turismo.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

Lembra da Copa do Mundo de 2014, aquela do 7×1? (Não dá pra esquecer o vexame!). Pois é, os dois Centros de Atendimento ao Turista, em Foz do Iguaçu, deveriam ter ficado prontos pra receber os visitantes antes do início dos jogos. Foz chegou até a ser sede da seleção da Coreia do Sul, que não fez bonito (mas menos que o Brasil). Mas isto é outra história.

Voltemos aos Centros de Atendimento ao Turista, ou CATs, ambos em obras – um deles na Praça Getúlio Vargas, ao lado da Prefeitura, e outro na Avenida das Cataratas. Ainda em obras? Sim, mas pra quem esperou cinco anos, o que custa aguardar mais um pouquinho?

Nas placas, custos, responsabilidades e prazo: janeiro de 2019. Foto Marcos Labanca

Eles deveriam ter sido entregues em janeiro, como consta, aliás, na placa que indica os custos, a responsabilidade pela obra (governo do Estado, Ministério do Turismo e empreiteira) e de onde vem o dinheiro (o financiamento é da Caixa Econômica Federal). Já estamos no final de março.

Os dois CATs estão praticamente prontos, diz Lourenço Kurten, diretor de Desenvolvimento do Turismo da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos. E serão entregues até o final deste mês.

O atraso

Atrasou porque foi preciso fazer uma barreira para conter água das chuvas. Foto Marcos Labanca

Por que houve o atraso? Kurten explica que o contrato foi ampliado porque apareceu um imprevisto: foi preciso construir uma barreira no CAT da Avenida das Cataratas, para impedir que as águas da chuva cheguem na entrada (a chuvarada do verão mostrou essa necessidade).

Mesmo depois de prontas, as duas construções ainda vão passar por uma vistoria da Caixa, que Kurten calcula deva levar cerca de um mês. Só então serão instalados os mobiliários. Segundo Kurten, no final de maio os CATs estarão em funcionamento. 

Se estivéssemos em 2014, estaria no prazo certo – bem pertinho do começo da Copa do Mundo. Naquele ano, as obras foram interrompidas quando a estrutura já estava 85% concluída, porque a construtora abriu falência e desistiu do serviço, segundo informou à época o governo do Estado.

Atendimento

Até o ar-condicionado está instalado. Foto Marcos Labanca

Quando o CAT da Avenida das Cataratas estiver em operação, irá substituir o Posto de Informações Turísticas que hoje opera ali pertinho, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, explica Lourenço Kurten.

No CAT da Praça Getúlio Vargas, além do atendimento normal, vai funcionar o Teletur (0800-45). Neste CAT, o atendimento será das 8h às 20h, diariamente. No das Cataratas, das 8h às 18h. Mas estes horários poderão ser alterados, dependendo da demanda, explica o diretor de Desenvolvimento de Turismo.

Tanto nos postos de informações turísticas, quanto no Teletur e nos CATs, os visitantes terão informações sobre hospedagem, locais de alimentação, transporte, horários e preços dos atrativos. Poderão também deixar sugestões e reclamações.

Nos CATs, atuarão servidores públicos concursados, preparados para a função, assim como estagiários dos cursos de Turismo e Hotelaria, que tenham conhecimento de inglês no nivel intermediário.

Policiamento

O CAT da Avenida das Cataratas terá policiais da Companhia de Atendimento ao Turista da PM. Foto Marcos Labanca

Ah, sim. Já foi acertado com a Polícia Militar para que a Companhia de Atendimento ao Turista mantenha pessoal tanto no CAT da Avenida das Cataratas. quanto no da Praça Getúlio Vargas. 

O secretário Gilmar Piolla afirma que “a sensação de segurança é a maior aliada do desenvolvimento do turismo. Então, vamos oferecer serviço de informações e segurança no mesmo espaço”.

Com este "ligeiro atraso" de cinco anos, os CATs finalmente vão funcionar em Foz do Iguaçu, a cidade que mais recebe turistas no Paraná.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.