Comerciantes de Ciudad del Este dizem que free shops em Foz serão “um duro golpe”

Segundo a Câmara de Comércio local, queda nas vendas pode chegar a 60%.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ

Já no sufoco por causa do sumiço de compradores brasileiros, que com a desvalorização do real não veem grande vantagem em comprar importados em Ciudad del Este, os comerciantes paraguaios temem agora a entrada em operação de free shops em Foz do Iguaçu.

O presidente da Câmara de Comércio de Ciudad del Este, Said Taigen, diz que foi informado de que as primeiras duas free shops estão prestes a funcionar, dependendo apenas dos últimos trâmites burocráticos. 

O grande problema é que os impostos nas free shops brasileiras (ou lojas francas) são fixados em 3% ou 6%, o que tiraria a competitividade do comércio paraguaio, de acordo com Taigen.

Segundo ele, isso vai representa "um duro golpe" no comércio de Ciudad del Este. Os comerciantes querem do governo paraguaio tratamento semelhante ao que terão as lojas francas daqui.

"Queremos o mesmo modelo que se adota no Brasil", conclui Said Taigen.

Fechamento

Vale lembrar que, nos últimos três anos (como já noticiamos aqui), cerca de 500 lojas de Ciudad del Este fecharam as portas, com o progressivo sumiço dos compradores brasileiros.

Com isso, mais de três mil pessoas perderam empregos, entre elas muitos brasileiros, que eram contratados justamente para facilitar os contatos com os consumidores daqui.

Fonte: ABC Color

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.