H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Confirmadas as chapas que disputarão a reitoria da Unila 

Confirmadas as chapas que disputarão a reitoria da Unila 
(Foto: Reprodução/Unila )

H2FOZ - Paulo Bogler

A Comissão Eleitoral Central homologou, nessa segunda-feira, 30, as quatro chapas que participarão da consulta pública para a escolha do reitor e do vice-reitor da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). Não foi apresentado nenhum pedido de impugnação das candidaturas. 

A chapa 1 tem como candidato a reitor Félix Pablo Friggeri e a vice, André Luís André. Na chapa 2, o candidato a reitor é Gleisson Alisson Pereira de Brito, tendo como vice Luis Evelio Garcia Acevedo. Pela chapa 3, a candidata a reitora é Cecilia Maria de Morais Machado Angileli, que tem Gerson Galo Ledezma Meneses como vice. A chapa 4 apresenta a candidata a reitora Angela Maria de Souza, e o seu vice é Marcelo Nepomoceno Kapp.

Desde a sua criação em 2010, esta será a primeira consulta à comunidade universitária para a escolha de seus principais dirigentes. Em oito anos, a instituição teve três reitores pro tempore: Hélgio Henrique Casses Trindade, Josué Modesto dos Passos Subrinho e Gustavo Oliveira Vieira, que ocupa o cargo atualmente. 

Conforme o edital que fixa as regras da eleição, o período de campanha e de debates dos candidatos à reitoria da Unila será de 4 de agosto a 7 de setembro. A votação eletrônica está marcada para o dia 10 de setembro. O Conselho Universitário definirá a lista tríplice com os três candidatos mais votados e a enviará para o MEC (Ministério da Educação). O reitor e o vice-reitor serão nomeados pelo presidente da República, entre os integrantes da lista tríplice.

A consulta pública é baseada em duas fórmulas. Uma atribui o mesmo peso (33,33%) às categorias de professores, estudantes e técnico-administrativos. Em outro cálculo, a categoria docente tem peso de 70%; a categoria discente, 15%; e a categoria técnico-administrativa, 15%. Esse procedimento consta da Resolução nº 03/2018, que regulamenta a eleição.

Votam na eleição à reitoria da Unila professores efetivos e temporários, técnico-administrativos em educação do quadro permanente e estudantes com as matrículas regulares nos cursos de graduação e pós-graduação. A lista definitiva dos eleitores será divulgada no dia 27 de agosto.

Leia mais:

Eleição para a reitoria da Unila tem quatro chapas inscritas

Clique para acessar a resolução com a homologação das candidaturas

Clique para acessar o edital da eleição na íntegra