Congresso de Folclore da Argentina coloca em evidência expressões da cultura regional 

O 1º Congresso e Parlamento Virtual de Folclore da América reunirá artistas, escritores, acadêmicos, historiadores, dançarinos e músicos.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Denise Paro

Com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural, o Conselho de Folclore da Argentina (Coffar) e o Conselho de Folclore do Paraguai (Cofpar) realizarão, a partir do dia 12 de outubro, o 1º Congresso e Parlamento Virtual de Folclore da América. O evento reunirá artistas, escritores, acadêmicos, historiadores, dançarinos e músicos.

Diretora regional do Coffar em Posadas, capital da província argentina de Misiones, Dalila Blach diz que a ideia é conhecer, integrar e promover a participação dos produtores culturais de qualquer país, incluindo o Brasil. 

Com o tema “Trabalhando na cultura e na sua preservação se gera soluções em tempos de pandemia”, o evento faz parte das atividades desenvolvidas pelo Conselho do Folclore da América (Cofam) e, pela primeira vez, terá participação da Espanha e da Rússia.

Considerado patrimônio cultural intangível de cada região, o folclore se expressa pela dança, música e outras artes. O congresso busca incentivar a cultura de todos os povos e artistas para mostrar a arte e o que eles sabem fazer, afirma Dalila. 

Organização sem fins de lucro, o Cofam é gerido pelo trabalho voluntário. Segundo Dalila, a entidade está aberta para representantes do Brasil, Paraguai e outros países que queiram participar na condição de diretores regionais. “O cargo é honorário, e não temos salário. Só buscarmos ressaltar os valores e a cultura de cada país”, frisa. 

O evento terá apresentações artísticas, acadêmicas, cursos e oficinas e estará disponível em plataforma digital por duas semanas. Haverá espaço para apresentação de canto, música, dança, poesia, artes visuais, artesanato, teatro, além de trabalhos acadêmicos. 

Serviço: 
Os interessados em apresentar trabalhos podem fazer a inscrição on-line até o dia 25 de setembro. 

Mais informações:
bicentenariosalta@gmail.com 
http://www.coffar.org.ar/
 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.