Conheça os encantos e mistérios do lado argentino das Cataratas

A força das águas mostra toda sua majestade nas diversas cachoeiras do Parque Nacional Iguazú, na Argentina.

Apoie! Siga-nos no Google News

Uma dúvida comum entre os visitantes da fronteira é sobre as diferenças entre os lados brasileiro e argentino das Cataratas, que se dividem entre os parques nacionais dos dois países.

A beleza e a força das águas de ambos os lados impressionam e emocionam visitantes do mundo inteiro, sem falar da incrível variedade da fauna e da flora dos parques. Definitivamente, uma visita complementa a outra.

Do lado argentino, o que mais impressiona os turistas é a proximidade a que se pode chegar de algumas quedas d´água. Algumas, pode-se até tocá-las. Essas cachoeiras não são vistas do lado brasileiro, como a Garganta do Diabo, por exemplo. Por isso, é importante conhecer não só o lado brasileiro, mas também a margem argentina das Cataratas.

Caminhos que levam aos saltos

Paseo Inferior 1, um dos acessos aos vários saltos.

Todos os percursos do parque argentino levam o turista até os saltos que tornam as cataratas grandiosas e imponentes. Os circuitos inferior e superior dão acesso às quedas Lanusse, Alvar Núñez, Dos Hermanas, Mbigua e Adão e Eva, até se chegar ao segundo maior salto do parque: o San Martin.

Em todas as trilhas é possível observar várias espécies de animais, entre eles aves, borboletas, macacos e outros mamíferos, além da vegetação, que é um espetáculo à parte. O contato extremo com a natureza deixa turistas maravilhados. Todo o passeio possibilita as melhores imagens para registar esses momentos inesquecíveis.

No caminho que leva até a Garganta do Diabo, o conjunto de quedas mais majestoso das cataratas, o visitante pode sentir, a cada passo na trilha, os sentidos se aguçarem com o barulho e a força das águas, até que ele se encontre exatamente sobre a Garganta.

Os saltos

Nos diversos trechos dos passeios, ninguém perde a oportunidade de filmar e fotografar.

Os saltos Duas Irmãs ganharam esse nome porque são duas quedas muito próximas e parecidas. As duas finalizam seu espetáculo em uma piscina natural de águas transparentes. E a vista completa pode ser apreciada do passeio superior,  desde seu início até o final.

O salto Chico Alférez também se apresenta ao turista durante a caminhada na passarela do passeio superior, em um mirante afastado, permitindo ao visitante um momento para meditar e sentir toda a energia das Cataratas.

Salto Bossetti, um dos que mais impressionam pelo volume de água.

Numa moldura esculpida pela natureza, entre árvores, o salto Bossetti é um dos que possuem mais volume de água, o que permite a formação de muitos arco-íris a sua volta.

Com nomes dos primeiros habitantes da Terra, a se acreditar nos textos bíblicos, os saltos estão posicionados de forma singular, em cenário de muita beleza, que talvez lembre o Paraíso da teoria criacionista.

O nome do salto Bernabé Méndez é uma homenagem a um  guarda-florestal argentino que morreu em defesa da vida dos animais silvestres que eram caçados incansavelmente. Hoje, é feito um trabalho constante de conscientização para a preservação da natureza.

Mbiguá é um dos saltos mais fotografados, porque está estrategicamente bem posicionado. De seu mirante, é possível ver a Ilha de San Martín e a queda que faz parte dela e leva o mesmo nome. O que chama atenção, nesse salto, é a quantidade de atividade natural que é possível observar quando se está de frente a ele. Pássaros, arco-íris e toda a flora compõem um cenário bucólico, ideal para relaxar.

Segundo maior salto do parque argentino, o San Martín é um dos momentos altos da visita, em que se percebe a força extrema e a abundância da água nas Cataratas.

E chegamos à Garganta do Diabo, um ícone mundial, procurado por todos que visitam o parque argentino. Para chegar até lá, o visitante vai a bordo de um trem elétrico, com vagões abertos, de onde desfruta cada momento entre a natureza, o vento e o cheiro de mata, até chegar as passarelas que levam a Garganta.

A impressionante Garganta do Diabo, a vista mais espetacular do lado argentino.

A passarela que conduz até o principal cartão postal do parque argentino é totalmente acessível e leva por sobre as águas do Rio Iguaçu em um caminho cheio de oportunidades para vislumbrar toda a fauna e flora que fazem parte desse complexo e único ecossistema. Ao fim do caminho, a força e o barulho das águas impressionam e emocionam pessoas do mundo inteiro.

Envolvido por selva virgem, o salto Arrechea tem 23 metros de altura e deságua em uma piscina natural. Aqui, o turista tem a chance de se aproximar da queda, descendo por uma escada até ficar bem próximo a piscina natural, observando de perto a imensidão dessa cachoeira. Ou permanecer no mirante e desfrutar da completa integração com a natureza.

Para saber mais sobre as Cataratas da Argentina, é possível acessar o site https://iguazuargentina.com.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.