Contra Uber e MUV, “enxames” amarelo e branco protestam em Assunção e Ciudad del Este

Em Ciudad del Este, taxistas prometeram não fechar vias de acesso nem a Ponte da Amizade.

Apoie! Siga-nos no Google News

Se você vai fazer compras em Ciudad del Este, fique ligado. Os taxistas iniciaram logo cedo, nesta terça-feira (16), um protesto contra o aplicativo de transporte MUV, que é o Uber criado por paraguaios.

Centenas de taxistas se mobilizaram pelas principais ruas da cidade e foram até o km 7 da rodovia internacional. De lá, virão em caravana ao microcentro, isto é, o local das compras. Segundo eles garantiram, não irão fechar as passagens nem a Ponte da Amizade, mas é bom tomar um certo cuidado.

O chamado "enxame branco" (cor dos táxis é branca) exigem que o MUV seja regulamentado como o serviço de táxis. O MUV chegou este ano a Ciudad del Este e já conquistou muitos clientes, mas os motoristas de táxi se queixam da concorrência deslegal e prometem partir (talvez literalmente) pra briga.

Enxame amarelo

Taxistas se dirigiram à sede da Câmara. Foto de Raúl Cañete, Última Hora.

A mobilização dos motoristas de táxi paraguaios não se limita a Ciudad del Este, mas ocorre em quase todas as principais cidades do país.

Em Assunção, desde cedo, os taxistas começaram a se mobilizar pelas principais vias de acesso. Depois, se reuniram nas imediações da Prefeitura de Assunção, onde ocuparam toda a Avenida Mariscal Lopez.

Houve momentos em que os ânimos ficaram acirrados, porque pessoas que queriam  chegar ao trabalho criticaram a medida adotada pelos taxistas, que provocaram um caos no trânsito.

O presidente da Associação de Profissionais Taxistas de Assunção, Arístides Morales, reconheceu que a situação se descontrolou devido à grande quantidade de taxistas que estavam  chegando à concentração, inclusive das cidades vizinhas à capital.

Segundo os manifestantes, a mobilização será permanente até que as autoridades escutem as queixas dos sindicatos de taxistas e possam oferecer "respostas sérias e formais acerca do trabalho que fazem os veículos a serviço de Uber e MUV".

Os taxistas querem a regulamentação dos serviços de transporte por aplicativo, o que significa igualar as tarifas de serviços, e colocar limites de território para Uber e MUV. Eles não aceitam que os aplicativos façam transporte de passageiros de um município a outro.

Fontes: La Clave e Última Hora

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.