Covid-19 mata 10 vezes mais que a dengue, no Paraguai

A doença evolui cada vez mais rapidamente no país, que já soma 72 mortes, desde o início da pandemia.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

De sexta para sábado, 8, o Paraguai teve mais 197 casos positivos de covid-19 e registrou, ainda, três mortes, uma das quais em Ciudad del Este.

O total de casos chega agora a 6.705, enquanto o de mortes subiu para 72. Além disso, aumentou o número de pessoas internadas: 84, das quais 31 estão em unidades de terapia intensiva.

O número de recuperados passou para 5.181 (o índice de recuperação oscila entre 77% e 79%).

O departamento de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, tem 577 dos 1.452 casos ativos no país, ou 46,5% do total, segundo o Ministério de Saúde Pública.

O jornal La Nación faz uma comparação entre a covid-19 e a dengue. Se houver apenas uma morte a mais, a covid-19 igualará o número de mortes por dengue, este ano.

A letalidade da covid-19 (mortes em relação ao número de casos) é quase 10 vezes maior que a da dengue. Entre 69 mil casos confirmados de dengue, houve o registro de 73 mortes; para 6.705 casos de covid-19, já são 72 óbitos.

Alto Paraná

Já o ABC Color destaca a situação no departamento de Alto Paraná, onde a atenção hospitalar “está à beira de um colapso”.

Segundo o jornal, pacientes com sintomas vivem uma odisseia para conseguir fazer os testes, enquanto muitos com necessidade de internamento estão sendo levados para Assunção.

O Hospital Integrado Respiratório tinha no sábado 24 dos leitos de UTI ocupados. Mas, ainda neste fim de semana, o hospital recebeu mais seis leitos de UTI.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.