H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Curiosidade: conheça as "minicataratas do Iguaçu", lá do Tocantins

Curiosidade: conheça as
A Cachoeira da Velha, que lembra um pouco as Cataratas do Iguaçu. Ou não? (Foto: Washington Luiz/Governo do Tocantins)

O ministro do Turismo, Mauro Carlese foi conhecer, nesta sexta, 16, as "minicataratas do Iguaçu", no Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins. Não só as pequenas cataratas que lembram um pouco as "nossas", mas outros atrativos do Jalapão, que realmente tem belezas naturais encantadoras.

"Minicataratas do Iguaçu" é o apelido da Cachoeira da Velha, um conjunto de pequenas quedas, de águas cristalinas.

Buscamos uma foto das "nossas" Cataratas para achar a que mais lembre as "minicataratas". Achamos essa, do Combo Iguaçu.

O nome "oficial", segundo os moradores, deve-se a uma mulher que vivia nas proximidades da cachoeira e amava demais aquelas águas, como conta o jornalista Jesuíno Santana Jr, do governo do Tocantins. Quando ela morreu, seu espírito ficou por ali mesmo, mas sem assombrar ninguém.

As Dunas são lindas! Foto Emerson Silva/Governo do Tocantins

No Jalapão, há ainda as Dunas, que surgiram a partir da erosão das serras rochosas da região, ao longo de milhões de anos. Diz o jornalista que as dunas são a segunda razão pela qual a região é chamada de deserto - a outra é a baixa densidade demográfica.

Cachoeira do Formiga. A floresta lembra a Mata Atlântica. Foto Lia Mara/Governo do Tocantins

O Jalapão tem ainda a Cachoeira do Formiga, formada no rio de mesmo nome, uma queda pequena que forma um poço grande de águas em tons esverdeados, que lembram esmeraldas. A vegetação exuberante lembra a Mata Atlântica.

O Fervedouro. Nestas águas, nada afunda. Foto Emerson Silva/Governo do Tocantins

Outro atrativo do parque é o Fervedouro, lago de águas cristalinas e borbulhantes, cercado por matas ciliares. Na verdade, há 122 fervedouros catalogados no Jalapão, mas apenas alguns são abertos a visitação.Eles são nascentes de rios subterrâneos. A água, ao brotar, gera muita pressão e aumenta muito a densidade da água. Por isso, nada afunda no Fervedouro.