Da Facisa à Unioeste: universidade se constituiu junto com a comunidade

No programa Marco Zero, Fernando Martins, diretor da Unioeste/Foz, falou sobre os 40 anos do ensino superior em Foz do Iguaçu.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Paulo Bogler

Uma extensa agenda foi elaborada para se comemorar os 40 anos do ensino superior em Foz do Iguaçu. Essa trajetória começou em 1979, com os cursos de Administração e Ciências Contábeis na então Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facisa).

A Facisa evoluiu para a multicampi, pública e gratuita Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e as quatro instituições particulares com sede na cidade compõem a oferta de ensino superior em Foz.

Diretor da Unioeste/Foz, Fernando Martins participou do programa Marco Zero, parceria do H2FOZ e da Rádio Clube FM. Ele falou da programação alusiva aos 40 anos do ensino superior em Foz, da importância da universidade para o desenvolvimento e da expectativa de abertura de novos cursos.

Assista à entrevista:

 

A relação da instituição de ensino com sociedade foi destacada por Fernando. “A característica mais efetiva é que a universidade se constituiu junto com a comunidade local. As primeiras aulas dessa turma de 1979 ocorreram no prédio da ACIFI, em colégios e outros espaços”, resgatou.

Conforme o dirigente da Unioeste/Foz, as ações comemorativas buscam defender o ensino público. “Todas as ações têm a importância central de reafirmar a universidade pública como necessária. A universidade é crucial para o desenvolvimento social, político e tecnológico da sociedade”, frisou.

Segundo Fernando, a universidade vive a expectativa de novos cursos, como o de Medicina, que está aprovado em todas as instâncias da instituição, mas depende do Governo do Estado. “A sociedade iguaçuense quer muito. O curso tá totalmente aprovado. Quero muito sonhar com o curso de Medicina na Unioeste/Foz”, disse.

Fórum da Comunidade

Aberto para a participação da população, o Fórum da Comunidade acontece nesta segunda-feira, 8, às 19h, no miniauditório da Unioeste/Foz. A sessão especial integra a programação dos 40 anos de ensino superior na cidade.

Durante o fórum, será apresentada agenda comemorativa das quatro décadas de educação superior, que inclui uma “reformatura” de ex-alunos, celebração ecumênica e campanhas para a participação direta das comunidades universitária e externa.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.