Delegado de Migrações diz que segurança da fronteira “recai sobre a Argentina”

Segundo ele, Brasil e Paraguai não colaboram. Com isso, ele rebateu críticas feitas nas redes sociais pelo polêmico empresário Luciano Hang.

Apoie! Siga-nos no Google News

O delegado de Migrações em Puerto Iguazú, Jorge Lacour, rebateu as críticas do empresário brasileiro Luciano Hang, que pelas redes sociais reclamou da espera "numa fila sem fim" para entrar na Argentina. Hang culpou a burocracia na Argentina.

Mas Jorge Lacour rebateu dizendo que a culpa é do Brasil, que não controla a entrada e saída de pessoas, deixando a responsabilidade exclusivamente para a Argentina. 

Ele disse que as filas são provocadas pelo aumento do número de turistas, nestas férias de julho, e que em horários de pico "os turistas se misturam com os locais e todo o tráfico transfronteirço, o que gera um congestionamento importante".

"Não temos colaboração dos (países) vizinhos, e toda a segurança da região recai sobre a Argentina", disse o delegado de Migrações, reclamando da "falta de controle" no Brasil e no Paraguai.

"Não me custa defender o pessoal de Migrações, porque trabalham muito, atendem mais de mil pessoas por dia e é um trabalho que precisa ser reconhecido cada vez que for possível", disse Lacoour.

Lacour disse ainda que "nós temos uma obrigação, como Estado, de cuidar da segurança de todos, e isso não é apenas 'carimbar', como disse este homem (referindo-se a Luciano Hang). Quer dizer, não é apenas pôr um selo, este é o último procedimento de um controle que inclui carregar uma série de dados".

Para Lacour, o Brasil fica "bem na fita porque não controla nada, toda a responsabilidade pela segurança recai sobre o Estado argentino, que paga salários, treina pessoal, para controlar uma região que é complicada, não é um lugar qualquer", concluiu.

Fonte: El Independiente Iguazú

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.