“É difícil ser mulher e autista”, afirma Lu Wtver

Artista e empresária, ela apresenta a sua experiência de vida inserida no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Paulo Bogler

Em entrevista ao programa Marco Zero, a artista plástica e empresária iguaçuense Lu Wtver apresentou a sua experiência de vida inserida no Transtorno do Espectro Autista (TEA). A data de 2 de abril marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há 70 milhões de pessoas com autismo no mundo. No Brasil são cerca de dois milhões. O organismo internacional estima que uma em cada 88 crianças apresenta traços desse transtorno.

Lu fez um relato honesto e corajoso sobre as dificuldades de conviver na família, na escola e na sociedade tendo a síndrome do autismo. Incompreensão e ignorância das pessoas sãos os principais empecilhos.

“O autismo não é uma doença, é uma síndrome. E não há cura para o que não é uma doença. Repito isso pela milionésima vez”, enfatizou Lu. “As pessoas têm que querer ler e se informar para compreender o autismo”, declarou.

Durante a entrevista, a artista e empreendedora questionou a definição da OMS para o autismo. Diz a instituição: “É um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social, que pode afetar o desenvolvimento da pessoa”.

“Esse olhar médico quer dizer: nós autistas somos deficientes sociais. É só isso”, refutou. “O autismo é uma programação mental diferente.  Conseguimos ver muito além quando entendemos esse mundo em que vivemos.”

Sobre o mercado de trabalho, ela disse que não há no Brasil oportunidade de emprego para o autista por conta do preconceito que se reflete nos processos de classificação. “Pessoas diferentes são sempre desclassificadas”, afirmou.

Marco Zero é uma produção em parceria entre o H2FOZ e a Rádio Clube FM. O programa semanal de entrevistas e informações é veiculado todos os sábados, das 10h às 12h. A produção é de Alexandre Palmar e a apresentação é de Moacir Dalla Palma, Paulo Bogler e Renata Tomazi.

Assista à entrevista:

 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.